Interior

Canal do Sertão Alagoano transforma a vida dos pequenos produtores do Alto Sertão do Estado

Obra hídrica avança com apoio dos governos estadual e federal e garante água, produtividade e dignidade no campo

Por Seinfra 25/07/2025 11h43
Canal do Sertão Alagoano transforma a vida dos pequenos produtores do Alto Sertão do Estado
Canal do Sertão - Foto: Thiago Sampaio / Agência Alagoas

No Dia da Agricultura Familiar, celebrado nesta quinta-feira (25), Alagoas tem muito o que comemorar. Com 123,4 km em pleno funcionamento, o Canal do Sertão Alagoano está mudando a realidade de milhares de pequenos produtores em dez municípios do Alto Sertão.

A estrutura, que já teve as etapas I a IV entregues, assegura o abastecimento de água para plantios e criação de animais, garantindo dignidade e desenvolvimento para famílias que dependem da terra para viver. O agricultor José Araújo, de 53 anos, é um dos beneficiados pela obra. Ele sustenta a esposa e três filhos com a renda da agricultura familiar e vê no Canal a grande virada de sua vida.

“Antes do Canal, a gente gastava muito com caminhão pipa. Quando ele chegou mesmo, foi uma bênção. Estávamos no sofrimento e tudo começou a melhorar. Lá na minha terra estamos trabalhando a todo vapor, plantando milho, sorgo, laranja e tenho mais uns 10 pés de coqueiro. Hoje, só tenho a agradecer”, contou.

O secretário de estado da Infraestrutura, Gustavo Torres, descreveu que os benefícios para mais de 200 mil habitantes das dez cidades abastecidas pelo Canal já são visíveis. “Nós já estamos colhendo os resultados positivos que o Canal do Sertão Alagoano traz para a agricultura familiar e para todo o povo do Sertão. A produção está cada vez maior e os agricultores não precisam mais gastar com caminhão pipa”, disse.

Para fortalecer ainda mais essa mudança, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), está finalizando a implantação do Perímetro Irrigado do Gavião, em São José da Tapera. Às margens do Canal, o novo perímetro terá cerca de 250 hectares irrigados, divididos em 19 lotes, com potencial para impulsionar a produção agrícola e gerar mais emprego e renda na região.

A obra está em estágio avançado e representa mais um passo importante para o aproveitamento da água do Canal do Sertão. “Aqui no Gavião, o Estado utilizou a estrutura já existente do Canal e criou o novo perímetro irrigado, com obras 90% concluídas. Com a parceria entre o Estado e o Governo Federal, as águas do São Francisco seguirão abastecendo ainda mais pessoas”, afirmou o secretário.

Além disso, a obra do Canal do Sertão segue em expansão. A nova etapa, cujo início teve ordem de serviço assinada pelo presidente Lula em 2024, já está com obras avançadas. O primeiro trecho adicional, com mais 4 km, tem entrega prevista para dezembro deste ano.

Inserido no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, o Canal do Sertão é tratado como prioridade pela gestão do governador Paulo Dantas. A expectativa é que, com os novos investimentos, mais comunidades rurais sejam beneficiadas, promovendo segurança hídrica, fortalecimento da produção e o resgate da esperança de quem vive do campo.