Interior
Arapiraca recebe primeiro grupo de orientação parental
O primeiro tema será sobre rotina pós-férias escolares e inicia dia 28 de julho

A partir do dia 28 de julho, Arapiraca contará com seu primeiro grupo presencial de orientação parental, voltado a famílias com crianças em idade escolar. Batizado de Crescer com Afeto, o grupo estreia com encontros dedicados a um tema especialmente sensível neste período do ano: o retorno à rotina após as férias escolares.
A proposta é oferecer um espaço de troca e acolhimento para mães, pais e cuidadores, com orientações práticas sobre como restabelecer hábitos e limites com afeto e consistência. “A retomada da rotina escolar exige dos cuidadores uma escuta atenta e estratégias claras. A previsibilidade, por exemplo, ajuda a reduzir a ansiedade e dá mais segurança às crianças nesse processo de readequação”, explica a neuropsicóloga Rita Oliveira Nunes, uma das profissionais à frente da iniciativa.
Para o primeiro encontro serão abordados temas como a importância da previsibilidade para a saúde emocional das crianças, comportamentos desafiadores que podem surgir nesse período de transição e dicas práticas para reorganizar a rotina em casa. Estima-se que o grupo continue ocorrendo mensalmente, com as demandas trazidas pelos cuidadores.
De forma acessível e baseada em evidências, o grupo Crescer com Afeto pretende contribuir para o fortalecimento do vínculo familiar e o bem-estar de todos os envolvidos no processo de educação infantil, explica Rita.

As vagas são limitadas, e os encontros serão realizados presencialmente. Informações sobre local, horários e inscrições podem ser obtidas pelo número (82)99144-1613.
O que é um grupo terapêutico de orientação parental?
Grupos de orientação parental são espaços coletivos de escuta e troca conduzidos por profissionais especializados, com o objetivo de apoiar mães, pais e cuidadores na compreensão das necessidades infantis e no fortalecimento de práticas educativas. Segundo o Ministério da Saúde (MS), essas ações ajudam a promover vínculos familiares mais saudáveis e a prevenir comportamentos de risco na infância.
“A verdade é que a criança não vem com manual de instruções, e é natural que pais e responsáveis tenham dúvidas genuínas sobre o que fazer em determinadas situações. O grupo de orientação parental surge justamente com esse propósito: acolher, orientar e construir caminhos possíveis para uma educação assertiva e respeitosa”, explica a Clarice Alexandrino, psicóloga com ênfase em análise do comportamento e uma das responsáveis pelo Crescer com Afeto.
Ela explica que o grupo é um convite para que as famílias compreendam o comportamento infantil a partir de uma perspectiva funcional. “Não se trata de controlar, mas de construir relações seguras e coerentes com as necessidades da criança”, complementa a profissional.
SERVIÇO:
Grupo de orientação parental
Onde: Arapiraca
Quando: 28/07
Mais informações: (82) 9144-1613
Mais lidas
-
1Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
2Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
3Susto
Avião com destino a Maceió faz pouso de emergência em Brasília
-
4Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos
-
5'Crimes Sem Resposta'
Quem é o assassino em série de Ballard e o que acontece com a protagonista no final?