Interior
Vídeo: Quadrilha Junina de Maceió homenageia o Baile da Chita em enredo 2025
Segundo presidente da Quadrilha Junina Tia Graça, ideia surgiu a partir de uma coincidência e de reportagem que passava em uma emissora de TV local

Com dois anos de existência, a Quadrilha Junina Tia Graça, surpreendeu os paulojacintenses e os alagoanos com o enredo 2025. A agremiação do Vale do Reginaldo em Maceió, que participa de concursos da Liga de Quadrilhas do Estado de Alagoas (LQAL), apresentou ao público o sexto Patrimônio Imaterial Cultural e Histórico de Alagoas, o tradicional Baile da Chita, que acontece desde a década de 50 em Paulo Jacinto, na Zona da Mata alagoana.
Segundo Michella Patrícia Santos, presidente da Junina Tia Graça, a princípio a agremiação iria falar em seu enredo sobre o tecido chita. “A coincidência vem aí, há um ano já tínhamos na cabeça que iríamos falar da chita, quando chegando em casa a TV estava ligada me deparo numa reportagem sobre o Baile da Chita, aí me chamou atenção. Eu já sabia da existência, no entanto não sabia da importância que o evento tinha para a cidade”, conta Michelle.
Ainda de acordo com a presidente da Junina Tia Graça, de imediato ligou para o responsável pela elaboração do tema e falou para esquecer a chita. “Liguei e disse: Esquece a chita! Vamos falar do Baile da Chita. Comecei a contar a história e falar sobre a reportagem, da sua importância e do impacto da festa para o estado. Então, decidimos formalizar e fazer este tema’’, explica.

Após todas as pesquisas e elaboração da ideia, Michelle conta que foi realizada uma visita na cidade. “Por lá, conhecemos pessoas maravilhosas e com os relatos delas fizemos o espetáculo e 2025. Para nós, foi uma honra contar essa história de luta e superação que foi responsável pela emancipação de Paulo Jacinto’’, finalizou a presidente.
A Junina Tia Graça tem cerca de 40 componentes, sendo 24 dançarinos e se apresentou durante todo o mês de junho e convites para julho em Maceió e cidades do interior, incluindo uma apresentação realizada no último dia 13 em Paulo Jacinto durante o Arraiá Nossa Senhora das Graças, realizado pela Paróquia Nossa Senhora das Graças.
Os paulojacintenses ficaram encantados com a junina e parabenizaram a apresentação que logo repercutiu entre os moradores.
Para o gestor cultural Joel Filho, natural de Paulo Jacinto e um amante das tradições e manifestações culturais de sua cidade, a homenagem ao Baile da Chita, demonstra a importância deste evento sociocultural que foi um marco e responsável pela emancipação do município.
“Os responsáveis pela quadrilha descobriram a história por meio das minhas redes sociais, como gestor cultural sempre procuro divulgar nossa história, nossa cultura e tradições. Foi então que a equipe me procurou e marcamos uma visita a qual eles puderam conhecer de perto todo esse legado. Sobre a escolha deles em ter como tema o Baile da Chita foi extremamente importante e bom para divulgação de nossa história, então como os mesmos participaram de concurso de quadrilha eles levaram ao conhecimento de Alagoas o município que se emancipou através de um baile. Assim, muita gente pode apreciar através da quadrilha Tia Graça a história de Paulo Jacinto, a terra do Baile da chita'', enfatizou Joel Filho.
Mais lidas
-
1Iluminada
Lua do Veado: quando e como será o fenômeno lunar que só acontece em julho
-
2Mistério e suspense
O que acontece no final de Ángela? Entenda desfecho da minissérie espanhola
-
3Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
4Invencível amor!
Quando Diná se apaixona por Otávio Jordão em 'A Viagem'?
-
5Sobrevivência nas profundezas
A impressionante histórial real por trás de 'O Último Respiro'