Interior
Morre Edmilson Oliveira, um dos maiores artistas plásticos de Alagoas
Ed Oliveira, como era mais conhecido, deixa um legado de inspiração para familiares, amigos e as novas gerações

Morreu na noite dessa segunda-feira (30) de junho, o artista plástico – pintor, escultor e artesão, Edmilson Silva de Oliveira, aos 56 anos, em decorrência de uma parada cardíaca. Natural de Paulo Jacinto, na Zona da Mata de Alagoas, Ed Oliveira ou Edmilson Pintor, como era mais conhecido, mergulhou no universo das cores aos 10 anos de idade. Porém, aos seis anos começou seus primeiros rabiscos, aos 11 anos, pintou seu primeiro quadro e dessa época para cá não parou mais.
Além da pintura, Ed Oliveira passeou por vários estilos, porém se considerava um pintor contemporâneo. Filho de agricultor e da professora Cícera Silva de Oliveira. conhecida como Cícera Carlos, o artista costumava dizer que suas inspirações vinham das coisas comuns do cotidiano.
Ele mostrou seu talento de maneira mais ampla aos 17 anos quando aceitou o convite do pároco de sua cidade natal para restaurar o acervo da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças. Ed Oliveira também era um artesão dos bons, usava matérias-primas recicláveis para suas esculturas todas feitas à mão com garrafas pet, papelão, ferro e outros materiais.
No dia 20 de junho deste ano, a equipe da Tribuna esteve na cidade de Paulo Jacinto fazendo uma série de entrevistas para uma reportagem especial, que infelizmente ele não chegou a assistir, já que o conteúdo dever ir ao ar no dia 12 de julho. Ed foi um dos personagens, ele contou que na época de escola, apesar de gostar de arte foi reprovado na disciplina, mas isso fez ele se aperfeiçoar mais e mais, se destacando na arte.

Reconhecido, o talentoso Ed Oliveira foi convidado por uma Organização Não Governamental (Nordeste Reflorestamento e Educação Ambiental) localizada em Quebrangulo, Alagoas, e com sede em Genebra, Suíça, a ensinar desenho e pintura para jovens na cidade. Depois disso, o artista realizou uma exposição em Palmeiras dos Índios e participou de outras três exposições coletivas em Maceió através do Projeto Alagoas Presente. Ele também mostrou seu talento e criatividade fora de Alagoas. Em 2004 foi para o Rio Grande do Norte, estado em que montou um ateliê e confeccionou artes durante um ano. O artista difundiu seu trabalho em Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Piauí, Maranhão e Tocantins, onde promoveu oficinas de pintura, reciclagem com garrafas pet, esculturas, entre outras.
Além do reconhecimento em terras brasileiras, o artista plástico também se destacou fora do país com uma exposição em Genebra no Salle Communale de Plainpalaisem, em comemoração aos 25 anos da Associação Nordeste. Em apenas um dia, Oliveira vendeu 70 obras.
Internacional, Ed Oliveira também vendeu sua arte para países como: Portugal, Alemanha, Suécia, Estados Unidos, Itália e Suíça. Em sua cidade natal, o conterrâneo deixou sua marca. Quem anda pelas ruas de Paulo Jacinto pode ver pinturas em alto relevo nas paredes de residências e prédios públicos feitas pelo artista. Obras dele também estão expostas em Quebrangulo. Lá é comum esbarrar com esculturas gigantes. As esculturas retratam os animais da reserva de Mata Atlântica: tatus, tamanduás, borboletas, corujas, além de uma variedade de pássaros. Ainda em Quebrangulo, existem dois bonecos gigantes do grupo folclórico Nega da Costa que ganharam vida nas mãos do artista.

Na capital, Ed deixou sua marca em vários cantos da cidade. Como é o caso do muro do prédio-sede do Ministério Público Federal (MPF), do viaduto próximo ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e do muro do cais do Porto. No litoral, em Marechal Deodoro, também podem ser encontradas obras do artista.
Os murais em alto-relevo feitos por este grande mestre viraram o cartão postal da cidade de Paulo Jacinto. É comum, moradores e visitantes fazerem fotos ao lado de suas obras e postarem nas redes sociais. Seu trabalho caiu no gosto da população e se expandiu para dentro da casa de moradores do município.
O corpo de Edmilson Pintor está sendo velado na residência de sua mãe, na Rua Siqueira Campos, N 107. E o sepultamento será realizado hoje no cemitério Municipal de Paulo Jacinto às 16:00h. Irmão da Jornalista Elenilda Oliveira e de Eronilde, Edmilson deixa quatro filhos, netos, além de sua mãe Cícera Carlos e uma legião de fãs e amigos com saudades.
No entanto, deixa também um legado gigantesco de um homem, um pai e um artista que foi e que é inspiração para tantos artistas que puderam conhecer e conviver com ele. E por isso, sua arte jamais será esquecida. Vai com Deus Ed Oliveira! Que sua passagem seja repleta de luz e cores como foi sua vida aqui na terra.

Mais lidas
-
1PROGRAME-SE
Comércio de Maceió fecha no Dia do Comerciário; shoppings funcionam parcialmente
-
2Mistérios, romances e reviravoltas!
O que aconteceu com a jovem Cadence na série Mentirosos?
-
3Sobrevivência nas profundezas
A impressionante histórial real por trás de 'O Último Respiro'
-
4Sem Alma existe?
Quem é o verdadeiro Sem Alma da série brasileira 'DNA do Crime'?
-
5Trágico!
Jogo final! Reviravolta da jogadora 222 é a coisa mais triste que a série 'Round 6' já fez