Interior

Ônibus será retirado de ribanceira na Serra da Barriga

Veículo caiu de uma altura de 400 metros, quando se dirigia ao evento Pôr do Sol, em novembro de 2024

Por tr 25/06/2025 09h06 - Atualizado em 25/06/2025 09h48
Ônibus será retirado de ribanceira na Serra da Barriga
Ônibus escolar levava passageiros para um passeio na Serra da Barriga quando caiu na ribanceira - Foto: Samu

O ônibus que despencou de uma ribanceira com mais de 400 metros na Serra da Barriga, em União dos Palmares, Zona da Mata Alagoana, em novembro do ano passado, deve ser retirado nesta quarta-feira (25). A operação de retirada será realizada por uma empresa privada e contará com a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL).

Os guinchos para retirada do ônibus já estão no local. Porém, a retirada só deve ocorrer se houver boas condições climáticas.

O CASO

Um ônibus escola com aproximadamente 40 pessoas despencou de uma altura de 400 metros, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, Zona da Mata alagoana, no dia 24 de novembro, deixando 23 mortos. O veículo teve algum tipo de falha mecânica e acabou caindo ribanceira abaixo quando se dirigia ao evento Pôr do Sol na Serra.

De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 19 vítimas tiveram o óbito confirmado no local do acidente e outra – uma paciente gestante - deu entrada no Hospital Regional da Mata (HRM), mas não resistiu aos ferimentos. Dezenas ficaram feridas.

Ao todo, o HRM atendeu 29 pacientes, que foram levados para a unidade depois de um rápido trabalho de resgate que envolveu o programa Salva Mais, por meio da Sesau e da Secretaria de Segurança Pública.

A Delegacia Regional de União dos Palmares, sob comando do delegado Guilherme Iusten, abriu inquérito policial para investigar o ocorrido. O delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier e o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, determinaram celeridade no processo investigativo.

O inquérito só foi concluído em março deste ano. Conforme a polícia, o ônibus apresentou falha mecânica durante o trajeto na Serra da Barriga.

Em abril, a Justiça alagoana determinou a remoção do ônibus do local. O prazo dado para retirada foi de 72 horas. No entanto, só agora o veículo dever ser removido de fato.