Interior
Justiça alagoana extingue 19 ações com indícios de litigância abusiva

O juiz Vinícius Garcia Modesto, da 2ª Vara Cível de União dos Palmares/AL, extinguiu 19 processos ajuizados contra instituição bancária por um único advogado, reconhecendo a prática de litigância abusiva. Todas as ações apresentavam petições padronizadas, ausência de documentação essencial e inércia das partes mesmo após intimações expressas para comprovar a autenticidade da postulação.
As demandas foram propostas por um único advogado contra instituição financeira e extintas após o não cumprimento de exigências fixadas com base no Tema Repetitivo 1.198 do STJ.
Na decisão, proferida igualmente em todas as ações, o magistrado listou sete indícios típicos de litigância abusiva, incluindo: ajuizamento em comarca em que a parte não reside, irregularidade na representação processual, repetição de testemunhas e documentos, e ausência de tentativa prévia de solução administrativa.
Destacou, ainda, que o escritório responsável pelos processos concentrou mais de 36% das ações distribuídas na unidade nos últimos três meses.
O escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia atuou pelo banco em todos os processos.
Mais lidas
-
1Memória da universidade
Do preto e branco ao colorido: acervo imagético da Ufal está disponível on-line
-
2Aniversário
Judiciário prestigia cerimônia de 178 anos da Capitania dos Portos
-
3True Crime
Real ou imaginação! Quem foi Adeline na história de Ed Gein?
-
4True Crime
Monstro: Ed Gein é mais perturbador que Dahmer? Veja as diferenças entre os casos
-
5Emissão
Cartórios de Alagoas passam a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional a partir desta quarta-feira