Interior
Justiça alagoana extingue 19 ações com indícios de litigância abusiva
O juiz Vinícius Garcia Modesto, da 2ª Vara Cível de União dos Palmares/AL, extinguiu 19 processos ajuizados contra instituição bancária por um único advogado, reconhecendo a prática de litigância abusiva. Todas as ações apresentavam petições padronizadas, ausência de documentação essencial e inércia das partes mesmo após intimações expressas para comprovar a autenticidade da postulação.
As demandas foram propostas por um único advogado contra instituição financeira e extintas após o não cumprimento de exigências fixadas com base no Tema Repetitivo 1.198 do STJ.
Na decisão, proferida igualmente em todas as ações, o magistrado listou sete indícios típicos de litigância abusiva, incluindo: ajuizamento em comarca em que a parte não reside, irregularidade na representação processual, repetição de testemunhas e documentos, e ausência de tentativa prévia de solução administrativa.
Destacou, ainda, que o escritório responsável pelos processos concentrou mais de 36% das ações distribuídas na unidade nos últimos três meses.
O escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia atuou pelo banco em todos os processos.
Mais lidas
-
1Relator
Alfredo Gaspar avança para nova fase da CPMI do INSS e pede convocação dos CEOs dos principais bancos envolvidos em consignados
-
2Cinema
O que significa Bugonia? Título do filme com Emma Stone é explicado
-
3Tragédia!
Mãe da atriz Mel Maia é encontrada morta no RJ
-
4Segurança
Suspeitos de homicídio em Marechal Deodoro morrem em confronto com Polícia Militar
-
5É hoje!
'Zootopia 2', 'Bugonia' e 'Morra, Amor' chegam aos cinemas




