Interior
Comunidade quilombola de Dois Riachos recebe roda de conversa sobre resistência e identidade
Evento tem como objetivo promover a troca de experiências entre os membros da comunidade, valorizando suas culturas, tradições e saberes ancestrais

No próximo dia 31 de maio, a Comunidade Quilombola Serra da Mandioca, no município de Dois Riachos, será sede da Roda de Conversa "Território da Resistência e Identidade Quilombola". O evento tem como objetivo promover a troca de experiências entre os membros da comunidade, valorizando suas culturas, tradições e saberes ancestrais.
O projeto é o resultado de visitas feitas nas comunidades quilombolas por Leone Manoel nas comunidades de Macuca, Japaratinga; Serra da Mandioca, Dois Riachos; e Pixaim, Piaçabuçu, onde observaram a desinformação e o desânimo entre os quilombolas diante da falta de acesso a políticas públicas que atendam suas necessidades. Convidaram a profa. e ativista negra Salete Bernardo e a ativista Socorro França, que juntas integram o Instituto Nyemba, para uma Roda de Conversa e propõem fortalecer a autoestima dos quilombolas, incentivando um sentimento de pertencimento e orgulho racial.
Através de discussões sobre a história e as lutas das comunidades quilombolas, o evento visa não apenas esclarecer e relembrar as contribuições dos quilombolas para a sociedade, mas também fomentar o empoderamento social e político dos participantes.
No dia 19 de maio estiveram na comunidade Quilombola Pixaim no Município de Piaçabuçu na Região do Baixo São Francisco onde tiveram mais de 50 quilombolas participando da ação. "É essencial que os quilombolas conheçam e valorizem sua história e cultura. Este projeto visa estimular a união e a luta pelos nossos direitos", afirma Leone Manoel, responsável pela execução do projeto.
A organizadora espera que as trocas de experiências e reflexões realizadas durante a Roda de Conversa fortaleçam a união e a colaboração entre os membros da comunidade, promovendo ações que defendam seus direitos e deveres.
A Roda de Conversa "Território da Resistência e Identidade Quilombola" é realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, mediante o apoio do Ministério da Cultura (Minc), em parceria com o Governo de Alagoas e a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

Mais lidas
-
1Maceió
Igreja processa padre suspeito de desviar R$ 3 milhões de projetos
-
2Ele não vale nada!
Quem é o pai de Sofia em Dona de Mim? Vilão entra em cena nos próximos capítulos da trama
-
3'Vale a Pena Ver de Novo'
Vilão intenso e revoltado! Como Alexandre morre em 'A Viagem'?
-
4Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série?
-
5Final feliz
Padre é localizado com vida em Arapiraca