Interior
MST lança campanha de apoio à área ameaçada em AL

Ampliando a denúncia às ameaças que vive o acampamento Feliz Deserto, localizado em Joaquim Gomes, na Zona da Mata de Alagoas, o MST lança na terça-feira (21) a campanha de apoio “Acampamento Feliz Deserto Resiste”, com o objetivo de mobilizar uma diversidade de iniciativas permanentes de solidariedade e resistência do território ameaçado por pistoleiros e grupo político na região.
“Nossa campanha é, na verdade, um convite para que a sociedade não só tenha ciência do momento de ameaça, mas principalmente possibilite que conheçam a vida, a produção e o cotidiano do acampamento que resiste há 20 anos no município”, destacou Margarida da Silva, da Direção Nacional do MST.
A campanha de caráter permanente pretende ainda fortalecer as iniciativas já desenvolvidas no Acampamento ameaçado, com mutirões e um conjunto de atividades com as famílias Sem Terra da região que reafirmem a resistência popular organizada pela comunidade nas últimas décadas.


Fotos: Mykesio MaxO acampamento ocupado em 2004 pelo MST em Joaquim Gomes fazia parte das terras da Agro Industrial Serra Ltda (AGRISA), que abriu falência nos anos 2000. Desde então, as famílias organizam da produção de macaxeira, batata doce, banana, laranja e limão principalmente, o sustento da comunidade, além das diversas ações de solidariedade com a sociedade.
Entenda o caso

O fazendeiro conhecido como Bruno voltou a ameaçar as famílias do acampamento Feliz Deserto, intimidando com pistoleiros na área, e tem afirmado que os Sem Terra serão expulsos “na bala” da região.
Sob argumento de que o MST está na fazenda há “menos de um ano”, as ameaças têm sido constantes na tentativa de coagir as famílias a saírem do acampamento.
Mais lidas
-
1Sem Alma existe?
Quem é o verdadeiro Sem Alma da série brasileira 'DNA do Crime'?
-
2Sobrevivência nas profundezas
A impressionante histórial real por trás de 'O Último Respiro'
-
3Horários especiais
Veja o que abre e fecha no São João em Maceió
-
4Vem por aí!
O que acontece depois que Cecília desperta do coma em 'Vale Tudo'
-
5PROGRAME-SE
Comércio de Maceió fecha no Dia do Comerciário; shoppings funcionam parcialmente