Interior

Homem é preso por afogar filhote de gato e divulgar vídeo em Junqueiro

As imagens, registradas pelo próprio autor, foram enviadas à vítima para intimidar

Por Tribuna Hoje com agências 07/01/2025 15h36 - Atualizado em 07/01/2025 20h35
Homem é preso por afogar filhote de gato e divulgar vídeo em Junqueiro
Imagens registradas pelo próprio autor, foram enviadas à vítima como parte da intimidação - Foto: Reprodução

Um caso revoltante de maus-tratos a animais foi denunciado pelo delegado Leonam Rodrigues, nesta terça-feira (7), em Junqueiro, no interior de Alagoas. O acusado, identificado como Bruno, foi flagrado em um vídeo afogando um filhote de gato como forma de ameaçar outra pessoa. As imagens, registradas pelo próprio autor, foram enviadas à vítima como parte da intimidação.

No vídeo, o suspeito faz declarações perturbadoras, como "imagine você assim", enquanto realiza o ato cruel. O homem ainda anuncia que “o show vai ser amanhã”, em tom de ameaça.O crime configura maus-tratos a animais, previsto no artigo 32 da Lei nº 14.064/2020, conhecida como Lei Sansão. A legislação estabelece penas de detenção e multa para quem praticar abuso, ferir ou mutilar animais, com agravantes em casos de morte ou quando os crimes envolvem cães e gatos.

Após tomar conhecimento do caso, a Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), sob a coordenação do delegado da cidade, Walter Nascimento, iniciou uma investigação, identificou o autor do crime e efetuou sua prisão. 

Ele será responsabilizado conforme a legislação vigente. O caso reacende o debate sobre a importância de combater a violência contra animais e reforçar a aplicação das leis de proteção animal no Brasil.A comunidade local e organizações de defesa animal manifestaram repúdio ao ato e pediram justiça.

Lei nº 14.064/2020

O caso se enquadra na Lei nº 14.064/2020, que endureceu as penas para crimes de maus-tratos contra animais, especialmente cães e gatos.

O delegado Leonam Rodrigues ressaltou a gravidade do crime e a necessidade de ações firmes para combater a violência contra os animais. “Esse tipo de crueldade é inaceitável e escancara que, infelizmente, ainda existem pessoas que tentam normalizar a violência contra os animais. Nós seguiremos lutando e combatendo essas práticas. Agora, esperamos a ação rápida das autoridades para garantir que esse crime não fique impune.”

A denúncia reforça a importância de uma resposta contundente das autoridades para proteger os animais e punir severamente quem comete esses atos. A comunidade e organizações de proteção animal esperam que a justiça seja feita.