Interior
Hotel em Piranhas é autuado por furto de energia pela sexta vez
Energia desviada atenderia mais de 16 mil residências em um mês; irregularidade foi flagrada durante operação da PM e Equatorial
Um hotel localizado na Rodovia Altemar Dutra, na cidade de Piranha, Sertão de Alagoas, foi autuado pela sexta vez por cometer furto de energia elétrica. A autuação ocorreu durante operação de combate a furto de energia realizada pela Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) e a Equatorial Alagoas. Mais de 850kWh de nergia foram desviados. A quantidade de kWh seria suficiente para atender 16.646 residências durante um mês.
Conforme a Equatoria, o hotel já havia sido inspecionado e autuado por furto de energia em fevereiro de 2015, maio e novembro de 2022 e em abril e dezembro de 2023. Uma nova vistoria foi realizada na última quinta-feira (28) e a fraude constatada.
Um boletim de ocorrência contra o responsável pelo estabelecimento foi aberto.
Risco de acidentes
A prática do furto de energia gera diversos impactos negativos tanto para a população quanto para o sistema elétrico de distribuição de energia. Ao realizar uma ligação irregular, o infrator coloca em risco a segurança dele e dos moradores da localidade, além de comprometer também a qualidade do fornecimento de energia, o que pode provocar sobrecarga no sistema elétrico, ocasionando oscilação e a falta de energia na região.
Penalidades e onde denunciar
A Equatorial Alagoas orienta que o furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e o ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Por isso, a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos, sem que haja prejuízo, como oscilações e possíveis interrupções aos clientes em situação regular.
As denúncias de fraudes, ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente, na Central de Atendimento da Equatorial, por meio do telefone 0800 082 0196, ou no site da empresa, também de forma anônima.
Mais lidas
-
1Relator
Alfredo Gaspar avança para nova fase da CPMI do INSS e pede convocação dos CEOs dos principais bancos envolvidos em consignados
-
2Bairro Pescaria
Mineradora pede R$ 20 milhões por jazida em Maceió
-
3Cinema
O que significa Bugonia? Título do filme com Emma Stone é explicado
-
4Tragédia!
Mãe da atriz Mel Maia é encontrada morta no RJ
-
5Segurança
Suspeitos de homicídio em Marechal Deodoro morrem em confronto com Polícia Militar




