Educação

Ufal e Ifal promovem Seminário Internacional sobre resistência à escravidão

O evento será presencial e híbrido e terá visita à Serra da Barriga, em União dos Palmares

Por Lenilda Luna / Ascom Ufal 09/10/2025 21h35 - Atualizado em 10/10/2025 01h25
Ufal e Ifal promovem Seminário Internacional sobre resistência à escravidão
Serra da Barriga - Foto: Edilson Omena

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) e do grupo de pesquisa Observatório de Políticas Públicas, é uma das instituições organizadoras do Seminário Internacional da Rede Internacional de Cátedras sobre a Dívida Pública (RICDP) - https://doity.com.br/seminario.... O evento será realizado em Maceió, nos dias 4 e 5 de dezembro, no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), e terá programação complementar em União dos Palmares, no dia 6, na Serra da Barriga.

Com o tema Experiências de Resistência à Escravidão Colonial, ao Neoliberalismo e a Defesa dos Direitos Sociais, o seminário busca resgatar a memória histórica das lutas contra a escravidão, refletindo sobre o papel desse sistema na formação do capitalismo industrial e nas desigualdades que ainda persistem na atualidade, em um contexto marcado por reformas que ameaçam direitos sociais e pela ascensão de discursos autoritários.

Entre os eixos debatidos estarão: as experiências de resistência à escravidão em diferentes territórios, como Serra da Barriga, Haiti, Austrália, Bolívia e Colômbia; o papel da escravidão na acumulação de capital e na estrutura agrária brasileira; a constituição, auge e crise dos quilombos dos Palmares; a participação dos povos originários e a questão de gênero nas comunidades quilombolas; Racismo estrutural, reformas trabalhista e previdenciária; Impactos do neoliberalismo, do sistema da dívida e do modelo agroexportador; e ameaças às terras indígenas e quilombolas, além dos ataques a religiões de matriz africana.

O evento contará com conferências magnas, painéis e mesas de debate com pesquisadores e lideranças do Brasil e do exterior, a exemplo de Maria Lúcia Fatorelli (Auditoria Cidadã da Dívida/RICDP), Osvaldo Coggiola (USP), Ailton Krenak (povo Krenak/MG), Karina Ochoa (Unam/México), Henry Boisrolin (Comitê Democrático Haitiano/Argentina), entre outros convidados. A programação também homenageará o professor Wilson do Nascimento Barbosa, da USP, referência nos estudos sobre escravidão e resistência.

Segundo o professor José Menezes Gomes, da Faculdade de Serviço Social da Ufal, a realização deste seminário é a continuidade da política de internacionalização já praticada pelo grupo de pesquisa Observatório de Políticas Públicas. “Parte do programa de pós-graduação em Serviço Social, através da Rede internacional de Cátedras sobre a Dívida Pública, que já realizou vários outros eventos nesta Universidade”, destaca.

O seminário conta com a parceria do Ifal e apoio de entidades sindicais como Sindifisco, Sindprev e Sintietfal. O acesso é gratuito e as inscrições já estão abertas pela plataforma Doity - https://doity.com.br/seminario.... O seminário será realizado de forma presencial e híbrida, ampliando a participação  -de pesquisadores, estudantes e movimentos sociais de diferentes regiões.