Educação
Ufal destaca importância de debater sobre depressão
Campanha trouxe o tema para o Dia Mundial da Saúde, neste mês de abril
Este ano a campanha da Organização Mundial da Saúde abordou a depressão por estimar que 350 milhões de pessoas de todas as idades sofrem com esse transtorno. Com o lema Let’s talk (Vamos conversar, em português) o objetivo é incentivar o diálogo sobre formas de prevenção e tratamento da depressão. A Pró-reitoria Estudantil da Ufal (Proest)também reforça a importância de debater o tema e recentemente lançou o Guia de Atenção Psicossocial em Saúde Mental de Alagoas.
“A depressão se apresenta por um conjunto de sintomas que tendem a aparecer associados. Uma das principais queixas é o rebaixamento do humor representado por uma tristeza duradoura ou outra vivência afetiva semelhante. Pode afetar pessoas em qualquer idade e em qualquer fase da vida”, destacam os psicólogos da Proest.
No Guia é possível encontrar os serviços disponíveis na rede pública de saúde, com os respectivos endereços dos Centros de Atenção Psicossocial, que atendem também o público infanto-juvenil e os dependentes de álcool e drogas.
A psicóloga Lucélia Gomes alerta que o assunto é “relevante e precisa ser divulgado no contexto acadêmico”. A Proest está planejando ações para debater a depressão com a comunidade universitária.
Saiba mais sobre a campanha aqui. E baixe o Guia da Proest para consultar os serviços.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha