Educação
Avaliação em Língua Portuguesa e Matemática é promovida na rede pública
Ação integra o Programa Escola 10 e resultado vai embasar políticas públicas do Governo do Estado
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promove, no dia 28 deste mês, uma avaliação em larga escala para alunos da rede pública alagoana. Denominada Prova Alagoas, a avaliação será financiada pelo Governo do Estado e contemplará cerca de 80 mil alunos de 5º e 9º anos das escolas municipais e estaduais, os quais terão suas habilidades em Língua Portuguesa e Matemática testadas.A avaliação é uma das ações que compõem o Programa Escola 10, parceria entre o Governo e municípios em prol da melhoria de aprendizagem dos estudantes da educação básica.A prova será aplicada em duas etapas: a primeira, agora em março, e a segunda, em setembro. Neste primeiro momento, será feito um diagnóstico das habilidades e competências dos alunos do ensino fundamental em Língua Portuguesa e Matemática. A partir dos resultados encontrados serão traçadas políticas e estratégias para sanar os déficits em sala de aula.
“Com o resultado em mãos, os professores poderão trabalhar com foco nas dificuldades que seus alunos apresentaram na avaliação. Já em setembro, uma nova prova será aplicada para verificar quais avanços obtivemos na qualidade da aprendizagem. Dessa forma, esperamos também alcançar êxito na Prova Brasil, a qual será aplicada com este mesmo público em novembro”, destaca o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.AlfabetizaçãoParalelamente às ações realizadas com as turmas de 5º e 9º anos, Seduc e municípios também atuarão com os alunos de 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Para isso, trabalharão para o fortalecimento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O Pacto é um compromisso assumido pelo Governo Federal, estados e municípios brasileiros para a alfabetização de todas as crianças brasileiras até os oito anos de idade, no 3º ano do ensino fundamental.
“Vamos fortalecer o Pnaic no sentido de que o processo de alfabetização e letramento aconteça no prazo certo. É preciso pensar a escola como um todo e isso será evidenciado nas ações de correção de fluxo, pois, quando corrigimos o fluxo e reduzimos o atraso escolar temos menos abandono e mais aprovação, o que propicia mais qualidade na educação”, avalia o secretário.Escola 10O programa Escola 10 será lançado no dia 17 de março, às 14h, em evento no Centro de Convenções. Uma parceria entre o Estado e municípios em prol da melhoria da qualidade da educação na rede pública, o programa almeja garantir a alfabetização de todos os estudantes até o final do 3º ano do ensino fundamental; reduzir os índices de analfabetismo e distorção idade-série (atraso escolar); melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e construir/definir propostas e direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos do ensino fundamental.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Acidente
Vídeo: ônibus escolar com estudantes cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares