Economia

Especialista alagoano em proteção costeira faz novo alerta sobre o avanço do mar no Estado

Economia do mar será severamente afetada em Alagoas

Por Claudio Bulgarelli 06/02/2025 13h00 - Atualizado em 06/02/2025 14h58
Especialista alagoano em proteção costeira faz novo alerta sobre o avanço do mar no Estado
Destruição na praia do Saco, em Marechal Deodoro - Foto: Edilson Omena

De posse de um novo e preocupante estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, comandado por um dos maiores especialistas em clima do planeta; que em seu relatório publicou um conselho no mínimo indigesto, dizendo que as pessoas tomem cuidado ao comprar casas e terrenos perto das praias, pois o oceano está subindo; o engenheiro Marco Lyra, especialista em proteção costeira e recuperação de praias, afirma que o estudo também engloba muitas cidades litorâneas do Brasi, como vem acontecendo em Balneário Camboriú, em Santa Catarina e toda a região da praia de Ponta Negra, em Natal, capital do Rio Grande do Norte, que ganharam destaque nacional pela importância ligada ao turismo.
Segundo Marco Lyra, os pesquisadores da Universidade de Vermont, publicaram um estudo onde evidências consistentes mostram que a camada de gelo que cobre a Groenlândia e outras regiões do Ártico, vem derretendo muito rapidamente, dando lugar a paisagens secas e verdes. Os dados mostram que essa camada de gelo é muito mais fina e frágil do que se previa, o que coloca todo o campo científico mundial em alerta.
Para o especialista, quando Bierman alerta que um novo derretimento faria o nível dos oceanos subir cerca de 6 metros, a situação coloca risco milhares de cidades ao redor do mundo. E Bierman diz claramente: ``Imaginem vocês cidades que ficam próximas às encostas ou praias, em todo o mundo, com o mar ascendendo desta maneira? Elas sofrerão consequências. Por isso muita atenção ao comprar casas e terrenos perto de praias".
``Não há uma estimativa exata do tempo que isso deve levar para acontecer, porém, sem a redução da emissão de gases do efeito estufa, sem medidas de controle do aquecimento global e sem medidas de obras para a proteção das cidades litorâneas, que são as mais urgentes e dependem de ações mais localizadas de prefeituras e estados, é difícil pensar que isso não vá acontecer, inclusive em muitas cidades alagoanas´´, alerta Marco Lyra.
``Recentemente os dados de um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) apontou que o nível dos oceanos subiu cerca de 20 cm de março de 1901 até o final de 2018. Outras pesquisas recentes publicadas na renomada revista Nature Climate Change também apontam que a velocidade no derretimento das geleiras por conta do aquecimento do planeta é impressionante, e essa é a principal razão do mar está subindo e avançando tanto´´, diz o especialista.
Por outro lado, a Organização das Nações Unidas destaca em estudo a devastação no litoral brasileiro com avanço acelerado do mar, e usar a comunidade de Altafona, no Rio de Janeiro, como um dos exemplos para alertar sobre impactos da elevação do oceano nas cidades litorâneas.