Economia

Defensoria Pública lança cartilha para ajudar superendividados

Por Assessoria 16/03/2023 14h31
Defensoria Pública lança cartilha para ajudar superendividados
Acúmulo de dívidas pode levar consumidor a sofrer aflições física e mental - Foto: Imagem ilustrativa

O Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado de Alagoas lançou, nessa quarta-feira, 15, em comemoração ao dia do consumidor, a cartilha informativa ”Como evitar e combater o superendividamento” , voltada para a população em geral. O material está em formato on-line e disponível para consulta nas redes sociais da instituição (@defensoriaalagoas/www.defensoria.al.def.br).

A cartilha, que foi confeccionada pela Defensora Publica do Núcleo de Defesa do Consumidor, Norma Negrão, possui 16 páginas que orientam o consumidor sobre o assunto, desde o que é o superendividamento, quais comportamentos contribuem ou podem agravar a situação do consumidor superendividado, como evitar cair no superendividamento, entre outros.

“O que queremos mostrar com esta cartilha é que o consumidor que se encontra em uma situação de superendividamento pode e deve procurar ajuda. A perda do domínio do salário ou Benefício Previdenciário (por estar todo comprometido com o pagamento de empréstimos) e o acúmulo de dívidas podem levar a pessoa do consumidor a sofrer aflições física e mental. Pode provocar ansiedade, angústia, sentimento de culpa, perda de sono, tristeza, agravamento dos vícios, gerar conflitos familiares e sociais, separação, agressividade, instabilidade emocional. Muitas vezes até a vergonha o impede de pedir ajuda. O mais importante é o consumidor já entender e identificar essa situação e buscar ajuda especializada, vinda de um órgão especializado”, informou a Defensora.

Mas, o que é superendividamento? “É um fenômeno que afeta a muitos brasileiros, independente do grau social do consumidor, e pode decorrer de uma condição de descontrole de gastos, de gastar mais do que se ganha, de consumir mais do que sua fonte de renda possa suportar. Só que não se limita apenas a essas questões. As causas vão muito além. O agravante é a oferta de crédito fácil e caro, o assédio na oferta de crédito, o grande volume de refinanciamento e o impacto dos juros nas dívidas, principalmente as de longo prazo, têm sido as causas do empobrecimento de muitas famílias – a porta aberta para o superendividamento”, explicou Norma.

Mês do consumidor

Durante todo o mês em celebração ao dia do Consumidor, a Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), através do seu Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON), vem promovendo atendimentos especializados nos em vários bairros da capital. Nas primeiras semanas a Defensoria Pública realizou atendimento itinerante nos bairros da Pescaria e Ipioca. A partir da próxima semana, será a vez dos bairros Tabuleiro do Martins, Benedito Bentes e Riacho Doce.

A iniciativa tem como foco prestar auxílio aos cidadãos carentes para que solucionem questões pendentes com os bancos e demais questões relacionadas à Defesa do Consumidor. Todos os atendimentos acontecem das 8h às 12h, junto ao ônibus de atendimento itinerante da Defensoria Pública de Alagoas.