Economia
Conta de água e esgoto fica mais cara a partir de dezembro em Maceió e região

A conta de água nos 13 municípios da Região Metropolitana de Maceió vai sofrer um aumento a partir de dezembro. Com isso, a conta com data de vencimento em janeiro de 2023 fica mais cara. O reajuste foi aprovado pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) e publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (8).
A tarifa social, benefício concedido a clientes de baixa renda, vai permanecer com a redução de até 50% do valor para as famílias que consomem até 20 m³ de água.
A BRK Ambiental, empresa que venceu o leilão da Companhia de Água e Saneamento de Alagoas (Casal), assumiu a gestão do serviços de tratamento de água e esgoto na Região Metropolitana de Maceió em 2021, por meio de uma concessão de 35 anos.
Segundo a BRK, o aumento será aplicado em todas as categorias tarifárias (residencial, comercial, industrial, público ou social) e faixas de consumo, bem como em outros serviços prestados pela empresa e previstos no contrato de concessão.
O valor da conta é calculado sobre a quantidade de m³ consumido. Cada 1m³ equivale a 1.000 litros de água. A cobrança varia de acordo com as faixas de consumo. Quem se encaixa nas primeiras faixas, consome menos água e paga um valor menor.
O reajuste do metro cúbico da primeira faixa de consumo (de 0 a 10 m³) da categoria residencial, por exemplo, será de 77 centavos, passando de R$ 5,372 para R$ 6,140.
A adequação tarifária leva em conta o Índice Nacional da Construção Civil (INCC), a evolução dos custos relacionados à energia elétrica, mão de obra e aos produtos químicos, além do custo da água fornecida pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) à BRK.
Municípios da Região Metropolitana
Atalaia
Barra de Santo Antônio
Barra de São Miguel
Coqueiro Seco
Maceió
Marechal Deodoro
Messias
Murici
Paripueira
Pilar
Rio Largo
Satuba
Santa Luzia do Norte
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
2Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
3Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
4Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
5Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'