Economia
Monique Modas: Empresa de Penedo planeja expansão do negócio
Ao longo dos seus 50 anos, o Sebrae impactou a vida de diversos empreendedores ao apoiar a realização do sonho de ‘abrir seu próprio negócio’ e de também fortalecer empresas em todo o País. Em Alagoas, esse impacto ocorre tanto nas empresas da capital como do interior, do litoral ao Sertão Alagoano. Uma das histórias de sucesso cultivadas pelo Sebrae é vivida pela empresária Monique Lemos, da Monique Modas, empresa localizada em Penedo, que fica às margens do Rio São Francisco.
Essa história começou há seis anos, quando Monique conheceu as oportunidades e benefícios do Microempreendedor Individual (MEI), em 2019, durante a Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE). Desde então, a empreendedora, líder da loja Monique Modas, especializada em moda feminina, masculina e infantil, já participou de inúmeras consultorias e atendimentos por meio dos especialistas do Sebrae.
“Meu primeiro negócio foi a loja [Monique Modas]. Já trabalhei com açougue, mas não deu certo. Depois, o Sebrae me encontrou. Alguém de lá passou aqui e me indicou algumas soluções e melhorias. Iniciamos essa parceria e, de lá pra cá, meu comércio melhorou bastante”, afirma Monique.
Quem acompanha Monique de perto é a analista da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Penedo, Edilma Gonçalves, que considera a loja uma referência dentro da carteira de clientes de Penedo, pelas melhorias na empresa e pelo crescimento. Ela destaca que, além da própria OSE, Monique já participou de eventos como a palestra ‘Aumente Suas Vendas no Natal’, o webinar ‘Como Manter, Resgatar e Conquistar Clientes neste Momento’, este ocorreu no início da pandemia e o ‘Seminário Inova +’.
Além disso, Monique recebeu as consultorias nas seguintes áreas: ‘Comportamento empreendedor’, ‘Planejamento estratégico de marketing’, ‘Plano de marketing’, ‘Design Gráfico - Marca Empresarial’, ‘Vendas’, ‘Consultoria de finanças’, ‘Comércio eletrônico’, ‘Custos e formação de preço’ e ‘Marketing e Vendas – Estruturação da Área Comercial’.
“Com esse trabalho que fizemos, a cliente mudou de prédio, foi pra um espaço maior, mudou a fachada da loja, além de inserir etiquetas com a sua marca em todas as peças. Além disso, teve a atenção de oferecer aos clientes sacolas para compras simples e para presente”, ressalta a analista do Sebrae.
Ao recordar as diversas mudanças no espaço físico da loja, Monique agradece ao Sebrae e, principalmente, a Edilma [Gonçalves], pela contribuição na sua mudança de visão empresarial. “Minha empresa mudou muito nos últimos anos. As principais mudanças foram nas características da loja. O Sebrae faz com que os pequenos evoluam muito e comigo também foi assim. Eles me ajudam demais e hoje a empresa é totalmente diferente”, reforça.
A empreendedora, mãe da adolescente Monise, de 16 anos, está grávida do seu segundo filho. Ainda em julho, mês de aniversário do Sebrae, é aguardado o nascimento do pequeno Josué. Mesmo enfrentando o desafio de empreender e ser mãe de dois filhos, Monique quer mais e já prepara a expansão da loja.
“Agora as coisas serão mais puxadas nesse momento, mas vai dar tudo certo, em nome de Jesus. Em breve, quero abrir uma outra loja. Já até conversei com a Edilma [Gonçalves]. A próxima unidade deverá ser no município de Igreja Nova, aqui perto de Penedo. Tenho muitos clientes de lá e para abrir a loja eu só preciso de um ponto comercial”, comemora Monique.
Para a analista do Sebrae, histórias de sucesso como essa só comprova a importante missão do Sebrae, missão que vem sendo realizada há 50 anos. “Trabalhar no Sebrae é transformar vidas, trazer a esperança de dias melhores. É conscientizar pessoas que eles podem muito mais. É extremamente gratificante. Sou muito feliz com o que faço. A missão Sebrae fortalece a alma e abrilhanta o meu espírito. Amo muito tudo isso”, finaliza Edilma Gonçalves.
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
3R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Jogo de vida ou morte
'Sem Escalas', Final Explicado: Quem era o vilão do filme?