Economia
Comércio de Arapiraca poderá funcionar no Carnaval, já em Maceió lojas do Centro estarão fechadas
Na capital alagoana funcionamento será no sábado (26) e demais dias fecha abrindo na quarta-feira (02)
O Sindilojas Arapiraca informa aos empresários e à população que o comércio poderá abrir as portas durante o Carnaval. A segunda, dia 28 de fevereiro, e a terça-feira, 1º de março, não integram os calendários de feriados nacional, estadual ou municipal.
Carnaval não é feriado de acordo com lei federal e, para o governo estadual, os dois dias e a Quarta-Feira de Cinzas, dia 02 de março, são pontos facultativos. A prefeitura de Arapiraca não se pronunciou sobre a data até o momento.
A data, no entanto, é considerada feriado bancário de acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Nos dias 28 e 1º, as agências bancárias não terão atendimento ao público.
Em consulta à Castro Barros Cavalcante, empresa de Advocacia e Consultoria, as empresas não são obrigadas a suspender o funcionamento e liberar os funcionários durante ponto facultativo.
"Cada esfera do governo é responsável por decretar os pontos facultativos que integram a administração pública local. Assim, em relação às empresas privadas não há impedimento para o trabalho em dias que o ponto facultativo é decretado pelo governo", afirmou o escritório Castro Barros Cavalcante.
Cabe a cada lojista decidir se abre, ou não, seu comércio durante o Carnaval. Como a data não é considerada feriado, não há necessidade de pagamento em dobro das horas trabalhadas ou dar folgas compensatórias aos funcionários. Caso o empregador opte por dar folga aos funcionários, há a possibilidade da empresa se creditar por essas horas não trabalhadas.
Já na Capital Alagoana, de acordo com a Aliança Comercial de Maceió, o Centro terá funcionamento no sábado (26), fechará nos dias 27 e 28 de fevereiro e 01 de março e reabre no dia 02 (quarta-feira de Cinzas)
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
3Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
4Sucesso da Netflix
Terra Indomável é baseada em história real? Entenda o que é verdade e o que é ficção
-
5FUTEBOL
Jovem zagueiro alagoano está sendo monitorado por representante de time croata