Economia

Empresas comemoram participação no estande do Sebrae na Expoagro

Micro e pequenas empresas do Núcleo de Gastronomia do Programa Empreender comercializaram os mais variados produtos no local, como pastéis, tapiocas, crepes, hambúrgueres artesanais e salgados

Por Assessoria 03/11/2021 11h58
Empresas comemoram participação no estande do Sebrae na Expoagro
Reprodução - Foto: Assessoria

As empresas participantes do Núcleo de Gastronomia do Programa Empreender aproveitaram a participação no estande do Sebrae Alagoas na Expoagro para divulgar seus negócios, atrair mais clientes e vender mais. Encerrada no último domingo (31), a exposição agropecuária foi promovida pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) com o patrocínio do Sebrae Alagoas e parceiros.

As empresas participantes que estiveram no Empório Sebrae ao longo da exposição foram a ‘Da Terra Tapiocas’, ‘Pastelaria O Topadão’, ‘Crepe Mania’, ‘Willi & Cakes’, ‘Aloprados’ e ‘Sunnys Burguer’.

No local, a empresária Rose Oliveira, da ‘Aloprados’, contou um pouco da história do negócio, que surgiu a partir da sua loja principal, a ‘Bolos e Tentações’, que fica no Conjunto Graciliano Ramos, além das duas filiais que ficam no Benedito Bentes e Clima Bom, sob os cuidados do seu irmão Rafael e da cunhada.

“No início da pandemia, nos vimos meio perdidos. No lugar de fechar a empresa, arriscamos e abrimos mais duas filiais para revender alguns de nossos produtos sob a gestão de pessoas da família. Assim, nasceu a ‘Aloprados’ e nos mantemos até hoje”, afirma Rose.

Na Expoagro, a empresa levou um cardápio composto por salgados como empadas, coxinhas, risoles, bolos, doces e vários tipos de sobremesas, todos com preços acessíveis e que chamaram a atenção dos visitantes da exposição. Rose falou sobre a importância de ter participado da Expoagro com o apoio do Sebrae e do Programa Empreender.

“Foi tudo maravilhoso. Foi o nosso primeiro ano e teve muita gente, mas todo mundo mantendo os padrões exigidos pela Vigilância Sanitária e serviu como aprendizado e mais experiência para nós. O [Programa] Empreender nos deu o maior apoio, sempre buscam nos ajudar tirando dúvidas. O empreendedor que começa do nada geralmente fica muito perdido e o Programa Empreender nos dá muito apoio com as consultorias de finanças, abordando fluxo de caixa, vendas. Isso é muito bom e sempre indico para outros empresários que estão perdidos”, ressalta Rose.

Outra empreendedora que teve a oportunidade de participar da Expoagro foi a Rossane Leite, da Sunnys Burger, que fica na Ponta Verde, no food park Alagoinhas, na orla de Maceió. Com um cardápio de hambúrgueres artesanais, a empresa foi bastante procurada pelos visitantes. Para isso, contou com o apoio do Programa Empreender, que ofertou capacitações em boas práticas de alimentação e participação da Sunnys e outras empresas em palestras, seminários e demais soluções.

“Nossa participação foi um sucesso, tivemos boas vendas e fizemos bons negócios. A nossa participação serviu para trocar conhecimento e divulgar a marca. Além disso, fizemos bons negócios com outras empresas. Nosso agradecimento a essa grande parceria com o Sebrae e a Associação Comercial de Maceió neste evento bastante organizado e lucrativo. Gratidão”, pontua Rossane.

Oportunidade na retomada 

Articulador do Programa Empreender, Rony Lima destaca que a preparação oferecida pela iniciativa foi fundamental durante a pandemia, para que os empresários pudessem ficar preparados para a retomada e atendimento da demanda de eventos como a Expoagro.

“Em um momento comum, esse tipo de evento já teria grande importância na vida do empresário, pois se trata de uma iniciativa que trouxe mais visibilidade, oportunidade de novas parcerias, preparação para outros eventos que venham a ocorrer, além da experiência em logística, aprendizado sobre armazenamentos, atendimento, boas práticas, entre outras”, enfatiza.

Segundo ele, a participação dessas empresas no Empório Sebrae foi um marco na realização de grandes eventos com o retorno ainda na pandemia. “Tratando-se deste momento de retomada de eventos abertos ao público, essa participação tem uma importância ainda maior, pois é um incentivo para esses empresários. A Expoagro tem um público muito grande, e o empresário pôde ofertar seu produto diretamente ao público, que se sentiu bem de estar em um ambiente agradável, com opções de comidas, artesanato, produtos diferenciados e tudo com a confiabilidade e credibilidade que o nome Sebrae traduz”, conclui.

Programa Empreender 

O Programa Empreender - promovido em Alagoas pelo Sebrae e Federação das Associações Comerciais de Alagoas (Federalagoas) - tem por objetivo fortalecer a micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Em Alagoas, a atuação se dá em sete cidades: Maceió, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Porto Calvo, Rio Largo e Santana do Ipanema. Em seus núcleos setoriais, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas. O Empreender funciona no Brasil há mais de 20 anos. No estado, o Sebrae Alagoas apoia o programa desde 2001.

Sobre a Expoagro 

A 71ª edição da Expoagro foi promovida pela ACA e Organização Arnon de Mello (OAM), em parceria com diversas instituições como Sebrae Alagoas, Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Prefeitura de Maceió, Governo Federal, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Banco do Nordeste, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Alagoas).