Economia

Baixo lucro em aplicativos de transporte dificulta vida de usuários

Preço dos combustíveis e cobranças das empresas têm obrigado motoristas a escolherem corridas mais vantajosas

Por Tribuna Independente com Evellyn Pimentel 02/11/2021 10h17
Baixo lucro em aplicativos de transporte dificulta vida de usuários
Reprodução - Foto: Assessoria

Realizar uma viagem por aplicativos de transporte em Maceió tem exigido paciência por parte de usuários. É que além de esperar mais do que o normal para conseguir um carro disponível, muitas vezes ainda é preciso encarar cancelamentos das corridas.

O nutricionista Luã David conta que as dificuldades para conseguir uma corrida tem aumentado a cada dia. Ele faz uso de aplicativo periodicamente e já aconteceu inclusive de desistir do compromisso ou mudar a forma de locomoção

“Antes de certa maneira era mais fácil de conseguir algum carro sem cancelar, porém, hoje em dia a gente praticamente precisa implorar pra não ser deixado para trás. Já esperei muito. Algumas vezes já cancelei pela demora, outras já desisti e fui andando também”, diz

Ele defende mais rigor por parte dos aplicativos. “Alguns motoristas quando acabam vendo o valor e cancelam também. Acho que deveria existir um meio do motorista não cancelar sem motivo ou no próprio aplicativo existir uma maneira mais eficaz de achar um motorista que não cancele. Ou que mostre os que mais cancelem”, opina.

Allyne Cavalcante leva o filho para as sessões de terapia diariamente e se utiliza de carros de aplicativo para a locomoção. Ela também reclama das dificuldades.

“Usamos três vezes na semana. Não acontece todos os dias, mas já aconteceu ter quatro cancelamentos em um dia e a espera, que era no máximo uns quatro minutos, está chegando a vinte minutos. Tem motorista que aceita aí, quando está quase chegando perto, acaba cancelando a viagem. Outros perguntam se o pagamento é com cartão de crédito. Quando respondo que é pelo cartão, o cancelamento é certo”, afirma

Moisés Junior é outro usuário que tem percebido as mudanças no serviço. “Usei hoje e pra aceitar demorou em média sete minutos e quando aceitam é torcer para não cancelar, eu até entendo as vezes quando o motorista está longe”, diz.

Motorista relata dificuldades de quem presta o serviço

O motorista de aplicativo Leonardo Cavalcante relata que os preços dos combustíveis e as políticas de cobrança dos aplicativos dificultam a rotina de quem trabalham no serviço.

“A diminuição de motoristas rodando acontece principalmente pelo preço do combustível. No meu caso, eu nunca aceito corridas num raio superior a 1 km porque essas empresas não pagam taxa de deslocamento. Fora as taxas que eles retiram, uma hora tiram 4, 6. Antes qualquer corrida íamos aceitando, quanto mais corridas, mais dinheiro no bolso. Antes se fazia cinco corridas por hora, atualmente precisamos esperar o preço subir para poder compensar”, detalha.

Ele pontua ainda que ouve relatos de outros motoristas que se utilizam de duas plataformas ao mesmo tempo para aproveitar os preços das viagens de forma mais vantajosa, o que muitas vezes influencia nos cancelamentos e atrasos.

“A questão da demora ocorre por alguns motivos: às vezes pode ocorrer de um motorista usar dois aplicativos, aceita a corrida pela 99 e fica monitorando o preço pelo Uber esperando o preço subir, aí cancela a corrida e pega outra. Às vezes aceita sem querer, ou não quer mais fazer a corrida. E o cancelamento da corrida tá incluso isso aí, ficam observando e se o preço dispara vai para o outro”, expõe.