Economia
Bovespa sobe nesta quarta-feira, mas fecha novembro em queda de 4,65%
Alta no dia foi puxada pelo avanço da etrobras, que subiu mais de 10%
A Bovespa fechou em alta de 1,51% nesta quarta-feira (30), aos 61.906 pontos, puxada pela forte alta nas ações da Petrobras em meio ao avanço dos preços do petróleo. O mercado também repercutia a aprovação no Senado em 1º turno da PEC que limita o crescimento dos gastos públicos.
Apesar do otimismo dos investidores no pregão desta quarta-feira, a bolsa brasileira caiu 4,65% no mês de novembro, a primeira perda desde maio, quando caiu 10%, segundo a Reuters. No ano, o Ibovespa ainda acumula ganhos de 42,8%.
Já o dólar fechou a R$ 3,3873, acumulando alta de 6,18% no mês, o maior avanço mensal em mais de um ano.
O desempenho no mês foi pressionado pela surpreendente eleição de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos, que adicionou volatilidade aos negócios, além de um movimento de ajuste após a alta superior a 11% em outubro
Petrobras
O destaque do pregão desta quarta-feira foram as ações da Petrobras, que estavam no topo de valorização do Ibovespa. As ações ordinárias (com direito a voto em assembleia) fecharam em alta de 10,6% e as preferenciais (que pagam mais dividendos) subiram 9,14%.
As ações da Petrobrás foram influenciadas pelo anúncio da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que fechou seu primeiro acordo para corte de produção desde 2008, em um esforço para sustentar os preços do barril do petróleo.
Mais lidas
-
1'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
2Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
3Litoral Norte
Olhar da Gente chega a São Miguel dos Milagres e realiza triagens
-
4'Culpables'
Nossa Culpa, final explicado: como termina a saga dos protagonistas Noah e Nick
-
5'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder




