Cooperativas

Fundação: Uniprópolis Cooperativa com FNL e MTL em sua direção

Por Assessoria 16/09/2024 11h29
Fundação: Uniprópolis Cooperativa com FNL e MTL em sua direção
Primeira diretoria eleita da Uniprópolis Cooperativa - Alagoas - Foto: Assessoria

A recente fundação da Uniprópolis Cooperativa, no último sábado (14/09), marcou um passo significativo para o setor de mel, própolis vermelha e derivados em Alagoas, o momento foi classificado como decisivo para a consolidação da entidade, que tem como objetivo quadruplicar a produção no estado para atender ao mercado interno e externo.

Com foco na governança corporativa, a cooperativa se compromete com práticas sustentáveis, garantindo não apenas a qualidade dos produtos, mas também a preservação ambiental. Além disso, a entidade pretende investir continuamente na capacitação e formação dos cooperados, fortalecendo suas habilidades e conhecimentos para promover o desenvolvimento e a inovação no segmento.


Para Mário Agra, primeiro presidente eleito na diretoria da cooperativa, ter dois movimentos de frentes de luta na direção da composição é fundamental, já que o MTL - Movimento Terra Trabalho e Liberdade, bem como o FNL - Frente Nacional de Lutas são dois movimentos que representam uma parcela considerável de assentamentos no estado de Alagoas.

“São dois movimentos importantes e fortes para a fundação da cooperativa. A cooperativa tem um potencial fantástico, porque já nasce com o perfil de agricultura familiar, com 70% da sua composição agricultores familiares. Então se abre um leque de possibilidades, seja das chamadas públicas, entre muitas outras”, salientou Agra.


O presidente eleito também destacou a parceria fundamental da Empresa Fernão Velho, tendo como grande referência no estado o proprietário Mário Calheiros. “Ele é o responsável por formar muitos de nós, inclusive eu”, frisou.

Ainda de acordo com Mário Agra, com os produtores unidos gerará uma maior competitividade no mercado, gerando lucro com sustentabilidade. “O Brasil tem um caminho aberto para o mundo e a cooperativa organizada é importante para que se consiga chegar aos principais pólos, fazendo industrialização, logística e distribuição, pensando enquanto produtor e vendedor com sustentabilidade e governança corporativa, sempre pensando na questão social e ecológica”, observou.

Na ocasião, foi apresentada e lida as propostas do estatuto da cooperativa, que detalha a estrutura organizacional, objetivos, e normas de funcionamento. Ao final, o estatuto foi debatido e ajustado conforme as sugestões dos membros presentes, sendo aprovado por unanimidade.


Foi realizada a eleição e aprovação dos membros para o Conselho Administrativo, o Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva.

O presidente agradeceu a todos os participantes pelo comprometimento e entusiasmo. Destacou a importância da colaboração e do trabalho em equipe para o sucesso da cooperativa e o alcance das metas estabelecidas. A assembleia aconteceu na sede da Uniprópolis – União dos Produtores de Própolis Vermelha de Alagoas, no Instituto Invar, Rodovia Dr. Ib Gatto Marinho Falcão, Massagueira, em Marechal Deodoro, Litoral Sul de Alagoas.