Cooperativas

Entidades destacam edição nº 4.000 da Tribuna Independente

Representantes da área de comunicação falam da importância histórica, ao longo dos anos, do jornal Tribuna Independente

Por Tribuna Independente com Lucas França 02/11/2021 11h25
Entidades destacam edição nº 4.000 da Tribuna Independente
Reprodução - Foto: Assessoria

O jornal Tribuna Independente, produto da Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf), chega à edição número quatro mil. Um feito para um produto feito por uma cooperativa de jornalistas e gráficos que foi formado com uma história de luta e resistência. Representantes de entidades da comunicação e sindicatos falam da importância do projeto editorial do jornal.

O presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, pontua o sucesso do projeto editorial do jornal Tribuna Independente e os conteúdos abordados a cada edição.

“É um feito admirável chegar a quatro mil edições ininterruptas. Mostra o vigor da Tribuna Independente e da cooperativa de gráficos e jornalistas a que pertence o jornal. Mostra também o sucesso do projeto editorial, comprometido com as causas de Maceió e de Alagoas. Que a Tribuna prossiga com mais milhares e milhares de edições”, parabeniza Rech.

Já para Valdice Gomes, diretora da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), chegar à edição de número 4.000 representa a vitória da coragem, resistência e luta por dignidade da classe trabalhadora.

“É uma demonstração de que a unidade e organização são essenciais para o enfrentamento à opressão e exploração da classe dominante que reza na cartilha do neoliberalismo, responsável pelo crescimento da miséria, do desemprego e da precarização do mercado de trabalho. Além disso, a economia solidária, que abrange o cooperativismo, tem sido uma ferramenta cada vez mais utilizada no enfrentamento da crise econômica agravada em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Parabéns aos profissionais que fazem a Tribuna Independente pela consolidação de um produto jornalístico que leva diariamente informação de qualidade à sociedade alagoana. Vida longa!’’, pontua Valdice Gomes.

Assim como Valdice, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), Izaias Barbosa, reforça a garra dos profissionais que forma a Jorgraf e que atuam diariamente produzindo conteúdos exclusivos e feito com ética e qualidade profissional para o jornal impresso diário Tribuna Independente.

“O Sindjornal parabeniza as cooperadas e cooperados da Tribuna Independente pela edição 4.000. Este feito do impresso de circulação diária representa a garra e perseverança dos colegas jornalistas e gráficos que assumiram o comando do empreendimento no momento mais difícil e garantiram produção e renda coletiva. Esta edição é a prova de que o jornal impresso tem mercado e de que segue ocupando o seu espaço junto ao público leitor, mesmo com o surgimento de novas mídias’’, avalia Izaias Barbosa.

“Momento é de comemoração”, avaliam os diretores da Jorgraf

Para Flávio Peixoto, diretor administrativo-financeiro da Jorgraf, o momento é de comemoração. “Chegar a ter 4000 edições circulando é um marco histórico para cooperadas cooperados da Jorgraf. São anos de trabalho, luta e resistência, enfrentando adversidades e mostrando resultados com um modelo de economia solidária que consegue gerar renda para mais de cem famílias, em Alagoas, de forma direta e indireta. Para nós é sempre uma emoção grande falar sobre esse desafio e fazer parte dessa construção coletiva. Não é tarefa fácil conviver com a lógica cruel do mercado capitalista, tocando um empreendimento que vai na contramão de tudo isso, tendo a classe trabalhadora no seu comando e mostrando resultados. Cada amanhecer para nós é motivo de orgulho e motivação para seguir transformando sonhos em realidade”.

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de Alagoas (Singal), José Paulo Gabriel, que também é presidente da Jorgraf, é um marco histórico chegar à edição quatro mil. “Isso mostra que o jornal impresso vive e viverá por muitos anos e que a união entre as duas categorias deu certo. Informação de qualidade, matérias exclusivas a fundo no assunto, reportagens especiais, profissionais competentes e uma impressão sem igual’’, pontua.

Gabriel avalia que o sucesso dos 14 anos está ligado à harmonia e dedicação entre os cooperados, colaboradores e celetista. “Ainda somos adolescentes à procura constante de desbravar novas fronteiras e novos mares. Sabemos muito bem que a alma não tem idade e, por isto, não devemos nos importar com os anos, devemos sim, viver a nossa idade com plenitude, para continuarmos a afirmar quer: ‘Nós faríamos tudo de novo’. Chegar a esse grande número de edições publicadas é um marco, mas nossa meta é viver muito mais e comemorar mais idade, mais edições”.

Representantes de entidades sindicais da educação avaliam conteúdos publicados e ressalta a importância do bom jornalismo, além de pontuar o giro econômico potencializado pela circulação do jornal.

“Hoje, vivemos em um país aonde o desemprego chega a quase 15 milhões de brasileiros. Alagoas – nosso estado – possui quase 250 mil pessoas sem ocupação. O fato de os trabalhadores do Jornal Tribuna Independente chegarem ao patamar de publicar a edição de nº 4.000 precisa ser muito comemorado. Atingir essa marca representa uma dedicação, um esforço e a união de trabalhadores que tornam, a cada dia, o sonho da construção coletiva cada vez mais consolidado. Vida longa e próspera para cada trabalhador da Tribuna Independente e para esse veículo de comunicação que se consolida diariamente como imprescindível para a prática do bom jornalismo em solo alagoano – terra do mestre e educador José Marques de Melo. Salve a Tribuna e salve os tribuneiros!’’, parabeniza Ricardo Moresi – Coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores na Universidade Federal de Alagoas (Sintufal).

Importância do bom jornalismo é ressaltada nos conteúdos

Para o presidente da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), professor Jailton Lira, o jornal Tribuna Independente representa um veículo importante de informação das principais questões do país e do estado de Alagoas, especialmente neste momento em que o direito à informação é negado simultaneamente pelo monopólio da grande mídia e pelos meios de desinformação que se proliferam na internet.

Checagem rigorosa

“Portanto, saúdo os trabalhadores deste veículo de comunicação, essencial para apresentação da interpretação séria dos fatos e checagem rigorosa das informações”, diz.

Para Jailton Lira, o jornal Tribuna Independente representa um veículo importante de informação das principais questões do país e do estado de Alagoas, especialmente neste momento em que o direito à informação é negado simultaneamente pelo monopólio da grande mídia e pelos meios de desinformação que se proliferam na internet. Portanto, saúdo os trabalhadores deste veículo de comunicação, essencial para apresentação da interpretação séria dos fatos e checagem rigorosa das informações’’, destaca Lira.