Cooperativas

Autoridades elogiam marca alcançada pela Tribuna Independente

Produto da Jorgraf, jornal Tribuna Independente chega a quatro mil edições atualizando a população sobre fatos locais e do mundo

Por Redação 02/11/2021 11h17
Autoridades elogiam marca alcançada pela Tribuna Independente
Reprodução - Foto: Assessoria

Resultado da luta de jornalistas e gráficos, que formaram a Cooperativa de Jornalistas e Gráficos de Alagoas – a Jorgraf –, o jornal Tribuna Independente completa, nesta terça-feira (2), 4 mil edições. A marca foi ressaltada por autoridades políticas de Alagoas.

Para o governador Renan Filho (MDB), a marca é motivo de orgulho.

“Atingir a marca de 4 mil edições é mais do que motivo para comemoração; é motivo de orgulho! O feito alcançado pela Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos de Alagoas fortalece e solidifica o compromisso com a informação em nosso estado”, diz. “O marco chega para coroar o trabalho dessa competente equipe de profissionais da imprensa alagoana, em mais um exemplo de perseverança e dedicação. Parabéns a todos que fazem a Tribuna Independente!”, completa o governador.

Já o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, destaca a importância de uma imprensa livre para a democracia.

“Em tempos que vivemos um cenário de censura em diferentes áreas do no nosso país, é essencial exaltarmos a importância de uma imprensa livre para o pleno exercício da democracia”, pontua. “A Tribuna Independente sempre foi um exemplo de veículo de comunicação no estado e uma grande parceria do Governo de Alagoas na construção de uma sociedade melhor, mais justa e autônoma. Muito feliz e um prazer grande fazer parte da história desse jornal tão relevante para o nosso estado. Parabéns a toda a equipe pela marca das 4 mil edições!”, completa o titular da Seduc.

Quem também parabeniza a Tribuna pelas 4 mil edições é George Santoro, secretário de Estado da Fazenda.

“Comunicação. Esta palavra é fundamental na disseminação da informação. Neste sentido, ajuda a exercer a cidadania, conduzindo o indivíduo à realidade em que se vive, tornando-se um cidadão crítico. Pensando nisso, gostaria de parabenizar o jornal Tribuna Independente pela conquista. São 4 mil edições que contribuíram constantemente para que as informações de interesse público cheguem à sociedade. Desde já, agradecemos!”, afirma.

Outro a ressaltar a importância do jornal é o ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).

“Sou um admirador da luta da Tribuna Independente para manter viva a informação através do impresso, com um jornalismo que honra a imprensa alagoana. Meus parabéns por atingirem a edição de número 4.000 e que Deus continue a abençoar o trabalho e a prestação de serviço deste veículo de comunicação ao estado de Alagoas”, destaca o ex-governador.

No Poder Legislativo, onde a cobertura jornalística também se destaca, parlamentares ressaltam que as 4 mil edições da Tribuna Independente têm papel importante para comunicação, democracia e liberdade de imprensa.

Para o deputado e líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Silvio Camelo (PV), a marca atingida pela Tribuna fortalece a ideia de que o impresso está mais vivo do que nunca.

“O papel exercido por esse matutino, em Alagoas, é constituído por profissionais competentes, e acima de tudo, comprometidos com a informação, a investigação e o prazer pela notícia que chega à sociedade, com um relato verdadeiro e opinativo. Parabéns a todos por essa edição e que muitas outras cheguem com a mesma qualidade de sempre”, comenta o parlamentar.

A deputada federal e líder da bancada alagoana na Câmara dos Deputados, Tereza Nelma (PSDB), diz que a Tribuna Independente é símbolo de resistência, de luta e se faz presente nos dias atuais com informação jornalística de qualidade e compromisso com a cidadania.

“Em tempos difíceis onde há tanta propagação orquestrada de fake news, o jornalismo responsável é uma janela de liberdade no combate ao negacionismo e na construção de uma vida digna para todos e todas”.

Pauta municipalista e de Estado tem prioridade nas coberturas

A cobertura da pauta municipalista também está presente no cotidiano jornalístico da Tribuna. O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley (MDB), pontua que a Tribuna Independente sempre foi uma parceira do municipalismo, ajudando a divulgar as pautas mais importantes com seriedade, imparcialidade e muita responsabilidade.

“Itens que esperamos de toda imprensa para que possamos combater as fake news e apresentar a verdade dos fatos. A edição de número 4.000 da Tribuna nos mostra a importância de um jornalismo sério e com isso esperamos, ainda mais, seu fortalecimento”.

Ligados diretamente às ações e iniciativas de comunicação públicas, secretários municipais de Comunicação, do Município de Maceió e do Estado, relatam que chegar a 4 mil edições é um feito histórico e de luta.

Lininho Novais, titular da Comunicação de Maceió, já foi colaborador da Tribuna quando esteve à frente da Coluna Cotidiano, publicada diariamente na página 5, na Editoria de Política.

“Na Tribuna tive oportunidade de escrever e colaborar, por isso sou grato por todos os anos que fiz parte desse importante veículo. Vida longa à Tribuna Independente. Vida longa ao jornalismo impresso alagoano”.

Já Ênio Lins, secretário de Comunicação do Estado, lembra que é um marco muito significativo a Tribuna alcançar quatro mil edições na condição de jornal diário, especialmente quando a mídia impressa passa por grandes dificuldades em todo mundo.

“Em Alagoas, a Tribuna cumpre a missão de ser o único jornal diário em circulação e essa edição número 4.000 tem um valor histórico enorme, é uma vitória da resistência e um compromisso em seguir adiante”.

Desembargador recorda levante dos profissionais em busca da informação

Quem também parabeniza a Tribuna pelas 4 mil edições é o ex-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Tutmés Airan. Para ele, o caso da Tribuna tem um papel absolutamente importante na história do jornalismo de Alagoas, porque foi talvez mais do que qualquer outro jornal, um jornal da resistência, resistiu à ditadura, caminhou aquele caminho que reconduziu a democratização sendo porta voz, das pessoas que ansiavam por democracia e depois voltou a ser resistência quando ela introduziu um novo modelo de gestão de jornalismo.

O magistrado lembra que a iniciativa dos colaboradores da “velha tribuna” fez com que a cooperativa se mantivesse em pé, fornecendo emprego, fornecendo renda, sonhos e esperanças para as pessoas e muito mais do que isso, uma informação segura e transparente que justifica a existência do jornalismo.

“E agora mais uma vez, ela é nova resistência porque é um dos únicos jornais ainda escritos semanalmente em Alagoas. Eu por exemplo sou um saudoso do jornal escrito, então por todas essas razões, a gente tem tudo para comemorar esses anos todos de Tribuna”.