Ciência e Tecnologia
Terremoto acorda vulcão adormecido há 500 anos na Rússia
Um forte terremoto na costa da Rússia, em julho de 2025, despertou o vulcão Krasheninnikov, que não entrava em erupção desde aproximadamente 1550. A atividade passou a ser monitorada pela missão NISAR, da NASA e da agência espacial da Índia.
Com tecnologia de radar, o satélite registra as mudanças na paisagem mesmo durante a noite ou quando há nuvens. As imagens mostram a lava ocupando a parte mais profunda do vulcão e, depois, avançando pela encosta.

De olho no vulcão do espaço
Após o terremoto, o Krasheninnikov começou a expelir grandes quantidades de lava e material rochoso derretido. O NISAR passa sobre a região duas vezes a cada 12 dias, reunindo registros que mostram como a paisagem se transforma durante a erupção.
Os cientistas juntaram as imagens feitas ao longo dos meses e criaram um vídeo acelerado, conhecido como time-lapse. Na sequência, a lava preenche a parte mais profunda do vulcão e depois transborda pela encosta, espalhando-se em formato de leque.
Os registros também revelaram mais de um caminho percorrido pelo material vulcânico:
O principal fluxo de lava segue em direção ao leste;
Outro caminho de material vulcânico foi identificado a noroeste;
A descoberta indica que o vulcão já havia começado a liberar lava antes do primeiro registro do satélite;
As imagens permitem acompanhar as mudanças provocadas pela erupção ao longo dos meses.
Como o radar enxerga a lava
O NISAR não produz imagens convencionais. O satélite envia milhares de sinais de micro-ondas por segundo em direção à superfície da Terra e mede como eles atingem o solo e retornam ao equipamento.
Nas imagens, a lava aparece mais clara do que a neve e o terreno ao redor porque a superfície formada pelo material vulcânico reflete o sinal do radar com maior intensidade.
O conjunto de registros também ajudou a identificar que a atividade vulcânica havia começado antes da primeira imagem feita pelo NISAR. O monitoramento mostra, ao longo dos meses, como a lava avançou pelo Krasheninnikov depois do terremoto que despertou o vulcão após cerca de cinco séculos de dormência.
Mais lidas
-
1Ah, o amor...
Quem é Noé, namorado da mãe de Eliana, 63 anos mais novo que ela, que chocou jornalista Leo Dias
-
2Luto
Filha de ídolo do CRB é morta a tiros no Poço, em Maceió
-
3Relocamento
Após eleições: Paulo Dantas promove mudanças no comando de duas secretarias de Alagoas
-
4Eleições 2026
Júlia Nunes é eleita deputada federal com mais de 71 mil votos e promete honrar cada voto recebido
-
5Cepa
Lactante relata constrangimento ao pedir prioridade para votar em Maceió





