Ciência e Tecnologia
Secti e Fapeal conectam empreendedorismo e inovação durante o Lagoon Sessions

A Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) realizaram nesta quarta-feira (13) o Lagoon Sessions, evento que reuniu o ecossistema de inovação de Alagoas, destacando grandes nomes do empreendedorismo. O evento apresentou oportunidades de crescimento por meio do edital de aceleração de startups Lagoon Startup, que oferece subvenção econômica de até R$ 90 mil, com inscrições abertas até sexta-feira (15).
Com o tema “Inovar é o roteiro”, o Lagoon Sessions reuniu cerca de 100 pessoas no Theatro Homerinho, no Jaraguá, e contou com uma programação diversa, com nomes como Alexandre Mendonça, presidente da Carajás Home Center; Alberto Torres, sócio diretor na Super Connect; Hérmani Magalhães, coordenador geral do Laboratório de Inovação Inclusiva (LIINC); e Isabella Mariano, líder de aceleração de startups na Secti.

Na abertura, o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Silvio Bulhões, reforçou a importância desses encontros para o fortalecimento do ecossistema, além da capacitação de novos talentos empreendedores no estado.
“Estamos aproveitando esse momento para apresentar as oportunidades do edital da nossa aceleradora e para discutir um pouco de inovação com pessoas que têm uma vasta experiência em diferentes setores. Esses encontros são muito importantes para o Governo de Alagoas, que tem impulsionado a política pública de CT&I”, destacou o secretário.
Já o sócio diretor na Super Connect, Alberto Torres, apresentou sua trajetória e um case de sucesso sobre tecnologia e inovação, destacando o potencial inovador que nasce no interior de Alagoas.
“Empresas que saem do interior, como a minha, que vem lá de Olho D' Água das Flores, trazem a inovação que existe dentro do estado de Alagoas. Nós que viemos do sertão, estamos trazendo a tecnologia e tudo o que a gente desenvolve no interior de Alagoas aqui para a capital”, frisou Alberto.

Ainda no interior alagoano, Hérmani Magalhães, coordenador-geral do Laboratório de Inovação Inclusiva (LIINC), destacou sua trajetória em Santana do Ipanema, compartilhando experiências do início de sua carreira, incluindo sua atuação na Universidade Federal de Alagoas, e a história da Maratona de Inovação. O evento também contou com a participação de Alexandre Mendonça, diretor da Carajás Home Center, que ressaltou a importância da tecnologia como ferramenta para superar desafios e impulsionar o empreendedorismo no estado.
Para o diretor executivo de CT&I da Fapeal, João Vicente, é notório ver a evolução desse ecossistema no estado de Alagoas, com notáveis avanços do público engajado e políticas públicas.
“Quando olhamos para os últimos 10 anos, é impressionante perceber toda a evolução que Alagoas teve. Hoje, há cada vez mais pessoas interessadas, os editais e políticas estão disponíveis, e os parceiros têm se engajado, vindo dialogar e construir juntos. Esse pequeno evento, que é de altíssima qualidade, é resultado direto desse trabalho e dessas parcerias”, disse o diretor.
Sobre o Lagoon

O Programa Lagoon Startup apoia startups inovadoras em Alagoas, oferecendo capacitação, mentorias e subvenção econômica. Focado no desenvolvimento de negócios tecnológicos com potencial escalável, o programa ajuda as startups a fortalecer quatro pilares essenciais: desenvolvimento do negócio, inovação do produto, desempenho da equipe e tração no mercado. Com orientação personalizada, o Lagoon Startup visa impulsionar o crescimento sustentável das startups e fortalecer o ecossistema de inovação do estado.
Mais lidas
-
1Hiper Bompreço
Espaço de antigo hipermercado em Maceió pode ser revitalizado
-
2Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
3Nesta quarta-feira (13)
Maceió: 15 bairros podem ficar sem água durante manutenção no Sistema Pratagy
-
4Poder, traição e vingança
Pecados Inconfessáveis final explicado: quem matou Claudio e por que o desfecho muda tudo
-
5Rapper ostentação
Justiça nega habeas corpus e mantém o rapper Oruam preso