Ciência e Tecnologia
Dissipador de energia Bagwall continua sendo uma das soluções para a proteção costeira e recuperação de praias
Em Alagoas muitas praias já foram salvas com o uso da tecnologia

Em dezembro de 2010, o engenheiro Marco Lyra, maior especialista alagoano em proteção costeira, esteve visitando a foz do rio Paraíba do Sul, em Atafona, balneário no município de São João da Barra, no Rio de Janeiro, local conhecido por ser um destino de veraneio e por estar sendo invadido pelo mar. Na época, o engenheiro apresentou como possível solução, o uso do dissipador de energia conhecido como bagwall.
Quinze anos se passaram e nada foi feito. Agora Atafona está desaparecendo aos poucos e estão procurando exemplos que não funcionam em foz de rios. Em Alagoas, segundo ele, um exemplo eficiente foi a instalação do bagwall próximo a foz do rio Sauaçuhy, que conteve o avanço do mar na praia de Costa Brava, em Paripueira, salvando centenas de casas e devolvendo a praia recreativa à população.
Na época, um dos mais acessados blogs da região de Atafona, o Blog do André Ambiental, idealizado por André Pinto, um militante ambientalista defensor da vida, publicou um resumo interessante sobre como o dissipador de energia Bagwall, que atua eficazmente nas praias onde foi instalado para conter o avanço do mar, como é chamado popularmente a erosão costeira.
O destaque do artigo foi a comprovação através da Nota Técnica publicada na RGCI – Revista de Gestão Costeira Integrada (JICZM - Journal of Integrated Coastal Zone Management), uma das mais importantes publicações científicas, pelo engenheiro Marco Lyra.
Estudos comprovaram a eficácia da utilização do dissipador de energia Bagwall na contenção da erosão costeira e na recuperação da praia recreativa. Marco Lyra, afirma também, que diante de tanto caos o novo equipamento tornou-se um defensor da biodiversidade local, atuando como parte integrante do ambiente praial, sem agredir a vida marinha nem seus usuários.
André Pinto qualificou o uso do Bagwall, após um ano do uso da tecnologia em praias do Ceará, como um equipamento que provou através de modelagem matemática ser uma alternativa altamente positiva. Também em seu artigo, resume a Nota Técnica para facilitar a leitura para leigos e estudantes.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas