Ciência e Tecnologia
Cientistas podem ter eliminado um dos maiores obstáculos da energia solar
m grupo de cientistas do departamento de física da Universidade de Oxford pode ter resolvido um dos maiores obstáculos à implementação mais abrangente de energia solar, conta o site Engadget.
Diz o comunicado partilhado pela Universidade de Oxford que estes investigadores desenvolveram uma fina camada de um material flexível que, ao ser aplicado na área exterior de outros objetivos, consegue recolher energia solar.
Em teoria, este material deverá poder ser aplicado a objetos do quotidiano, como carros, telemóveis e também telhados. Ao mesmo tempo, isto também significa que deixam de ser necessárias grandes extensões de terreno para ‘quintas’ de painéis solares.
Mais ainda, diz a instituição que esta inovadora camada consegue ser 150 vezes mais fina do que um silício mais tradicional e também produzir 5% mais energia.
“Esta abordagem poderia permitir que os dispositivos fotovoltaicos alcançassem eficiências muito maiores, excedendo os 45%”, nota Shauifeng Hu, um dos responsáveis por esta investigação.
Este estudo ainda se encontra numa fase de investigação, pelo que a equipa ainda deverá melhorar esta tecnologia no que diz respeito à estabilidade a longo-prazo.
© Martin Small
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha