Ciência e Tecnologia

Plataforma 100% alagoana promove desenvolvimento e transformação digital na Indústria

Por Assessoria 16/05/2023 16h16
Plataforma 100% alagoana promove desenvolvimento e transformação digital na Indústria
Iniciativa do Senai, Secti, Fapeal e Sebrae, 'Produtiva' ganha elogios da diretoria da ABDI - Foto: Assessoria

A Rede Alagoana de Transformação Digital – formada pelo Senai, Secti, Fapeal e Sebrae – recebeu, nesta segunda (15) e terça-feira (16), a visita de uma equipe técnica da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Além do HUB Senai de Inovação e Tecnologia, no bairro do Poço, o grupo visitou três indústrias alagoanas para acompanhar o desenvolvimento e os resultados da plataforma Produtiva.

A ideia foi selecionada no edital Digital.br, que visa a aumentar a competitividade e a produtividade das empresas por meio da transformação digital. Nela, por meio de uma plataforma on-line ou do próprio celular, os empresários podem reunir e analisar dados estratégicos relacionados ao processo produtivo. "Na medida em que colhem indicadores, as indústrias geram inteligência para guiar a tomada de decisões de forma assertiva", explica o diretor regional do Senai, Carlos Alberto Paes.

O gerente executivo de Inovação e Tecnologia do Senai/AL, Maicon Lacerda, acrescenta que, nesta etapa inicial, 63 indústrias locais testam a plataforma, com resultados que apontam para o aumento da competitividade. "Atualmente, o Senai se relaciona com cerca de 700 indústrias em Alagoas, e nossa meta é ampliar a transformação digital, que é importante e estratégica para o desenvolvimento do setor", afirmou.

Resultados

Na Parisotto, fabricante de bolsas e calçados localizada no bairro do Prado, em Maceió, a implantação da Produtiva despertou para a necessidade de se refinar a análise da produção. Antes de começar a utilizar o sistema, a indústria investiu em treinamento, apresentação da plataforma e no envolvimento da equipe.

Os benefícios já são reais. "Por exemplo, nossa mochila antifurto era montada em 2h35. Após intervenção e pequenos ajustes, passou para 1h50, totalizando um ganho de 36%. Assim, o termo 'melhoria contínua' virou um lema para a empresa. E não poderia deixar de ressaltar a versão para celular, deixando o acompanhamento da produção super acessível", contra a empresária Andrélia Marinho.

O empresário Gilvan Leita, da Plastec, disse que a plataforma ajuda a indústria fabricante de embalagens, situada no Polo Multissetorial, a alcançar um dos seus objetivos. "A gente quer sair (do uso) de papel", revelou. O supervisor de Produção da Plastec, João Muniz, revela que, graças aos dados analisados na plataforma, a empresa adotou uma solução que reduziu o tempo de troca de moldes das máquinas, de uma manhã inteira para duas horas, em um dos casos.

Gestão do tempo

A produtividade também aumentou por conta da análise de dados na Água Mineral Aldebaran, no bairro Antares. As mudanças implantadas no processo de limpeza reduziu em 110% o tempo que um colaborador passava para limpar um garrafão antes do envase, segundo o empresário Normando Cândido.

Ao final das visitas, diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da ABDI, Carlos Geraldo, afirmou que o trabalho da Rede Alagoana de Transformação Digital é uma referência. "Alagoas, realmente, é um exemplo de trabalho. Eu estou saindo daqui feliz e grato porque todo o investimento que a ABDI fez está dando resultado. Nós fizemos um investimento pequeno e vocês estão transformando algo pequeno em grande. E isso que é a importância do projeto nosso e de vocês: pegar isso aqui, transformar ele grande e escalar pra outras empresas", concluiu.

Com Carlos, vieram a Alagoas a assessora da Diretoria da ABDI, Regiana Freitas, a gerente de Transformação Digital, Adryelle Pedrosa; e o analista de Produtividade e Inovação, Roberto Sampaio Pedreira. Eles foram recebidos nessa segunda-feira (15), durante um almoço com o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José da Silva Nogueira Filho.