Ciência e Tecnologia

Investimentos em energia solar ganham destaque no Nordeste

Crescimento de 95% na geração de energia solar na região é motivo para aumento de investimentos no setor

Por Assessoria 14/03/2023 10h57 - Atualizado em 16/03/2023 23h39
Investimentos em energia solar ganham destaque no Nordeste
Região Nordeste foi a que mais investiu em energia solar - Foto: Divulgação

Segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Nordeste foi a região em que mais aumentou a produção de energia solar. A Energy Brasil, líder em franquias do setor solar no Brasil, possui vasta presença no mercado local. Ao todo, a empresa conta com 59 franquias na região que representam mais de 37% do seu faturamento global.

Para Vanessa Alves, diretora comercial da Energy Brasil, o aumento recorde é explicado pela ampliação da infraestrutura e pelo encarecimento da conta elétrica dos últimos anos, além de que o Nordeste é onde há um maior aproveitamento dos painéis solares, pois tem mais exposição ao sol do que em outros lugares do país. “A nossa demanda por projetos no setor aumentou 107% em relação ao último ano. Acreditamos que esse número deva continuar tendo um crescimento exponencial, não só lá, mas no país inteiro nos próximos anos”.

Segundo Gustavo Nassif, responsável pela Itisun, divisão técnica de engenharia da Energy Brasil, o fim do prazo para os consumidores ficarem fora novas normas da Lei 14.300 (lei que institui o marco legal da micro e minigeração de energia para consumidores produzirem a própria energia, que, a partir de janeiro começou a cobrar de novos consumidores uma tarifa pelo uso da infraestrutura disponibilizada pela distribuidora nos períodos em que não há geração simultânea), é um dos motivos que também explica a alta demanda por placas fotovoltaicas no Brasil. Mas, mesmo assim, segundo a Energy Brasil, líder na democratização do acesso à energia no país, mesmo após a lei entrar em vigor, o consumidor ainda pode ter uma redução significativa na conta de energia a longo prazo.

Faturamento Energy em 2022

A empresa registrou um faturamento recorde no ano passado: R$180 milhões de reais. Com planos de expansão para 2023, a empresa espera faturar R$ 400 milhões, um acréscimo de mais de 120%, além de abrir 130 novas lojas e 72 novas franquias no Brasil.

Para ter acesso às imagens em alta, clique no link.

Sobre a Energy Brasil


Fundada em 2019, a Energy Brasil já conquistou o Selo de Excelência em Franchising 2022 organizado pela ABF e o selo 3 Estrelas segundo a Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, sendo a única empresa do segmento com estes dois selos. Presente na maioria dos estados brasileiros, a marca reúne atualmente 500 unidades e conta com um time de franqueados que comercializam kits fotovoltaicos, bem como serviços de instalação, manutenção e monitoramento.