Ciência e Tecnologia
Anatel vai bloquear IPs de fornecedores de IPTV pirata
Ação faz parte de um novo plano de combate ao uso de decodificadores clandestinos (TV Box)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que vai começar a bloquear os IPs de servidores que vendem o serviço de IPTV pirata. A ação faz parte de um novo plano de combate ao uso de decodificadores clandestinos (TV Box).
De acordo com a agência reguladora, o mercado de TV box é muito grande no Brasil e os fiscais não conseguem superar a rapidez dos contrabandistas. Por isso, a Anatel agora deve trabalhar em outra frente.
"O objetivo do Plano é, por meio de medida administrativa, atuar de maneira mais célere, compatível com a agilidade dos fornecedores dos produtos clandestinos. Espera-se, assim, impedir ou prejudicar de forma significativa o funcionamento desses equipamentos e desestimular o seu uso".
Para que o IP de um servidor central de IPTV pirata seja bloqueado, a agência deve seguir uma série de procedimentos para evitar que sites e outros serviços legais não sejam atingidos.
O trabalho de bloqueio começa com uma denúncia ou identificação de que os servidores acionados por alguns TV Box estão fornecendo conteúdo pirata. Ou seja, equipamentos apreendidos também serão usados para verificar de onde está vindo o sinal.
Com esses dados em mãos, a Anatel determina o bloqueio na rede desses servidores. Para isso, as empresas que fornecem internet devem ser comunicadas.
A Anatel diz que o bloqueio será gradual, uma vez que novos servidores e IPs devem acabar surgindo ao longo do processo.
Durante o anúncio da nova ação, a agência reguladora também apresentou uma descoberta feita por um trabalho de engenharia reversa.
De acordo com os técnicos da Anatel, muitas TV Box trazem um software malicioso (malware) capaz de permitir que criminosos assumam o controle da rede doméstica para capturar dados e informações dos usuários.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
3Novo Lino
Caso Ana Beatriz: sequestro de bebê de apenas 15 dias pode ter sido ''premeditado''
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Nota
Veja o funcionamento dos Correios nos feriados de abril