Ciência e Tecnologia

Aplicativo ajuda pequenos comércios a recrutarem por meio de tecnologia

Por Assessoria 27/06/2022 17h22
Aplicativo ajuda pequenos comércios a recrutarem por meio de tecnologia
Trampolim digitaliza vagas de emprego anunciadas em placas de rua e conecta empregadores a candidatos por meio do celular - Foto: Divulgação

As micro e pequenas empresas foram responsáveis por sete em cada 10 contratações em 2021, segundo dados do Sebrae. Para ajudar nessas admissões, os comerciantes contam com serviços disponíveis na palma da mão, sem nenhum custo. É o caso do Trampolim, aplicativo colaborativo de empregos desenvolvido para conectar quem está desempregado com quem precisa contratar. Hoje são 2 mil vagas e 20 mil usuários cadastrados no app.

De acordo com Bruno Rizzato, diretor de produtos da startup, a ideia é ajudar comerciantes locais a alcançarem mais candidatos a emprego por meio da tecnologia. “Hoje, 35% das vagas divulgadas no aplicativo correspondem a anúncios em placas de rua ou vitrines comerciais, a maioria para área de vendas e atendimento. O Trampolim mapeia e digitaliza essas oportunidades, tornando-as mais acessíveis e facilmente encontradas”, explica o executivo.

Segundo Rizzato, ainda é muito comum que empresas, em especial comércios de bairro, não tenham um processo de recrutamento estruturado. “Nem todos possuem recursos financeiros para anunciar em sites pagos, por isso recorrem a plaquinhas ou grupos online”, observa. “Mas essas vagas ficam limitadas e podem não chegar ao candidato ideal”, complementa.

No app, além do empregador anunciar sua vaga, outros usuários podem captar oportunidades que encontram na rua ou na internet e replicar os dados na plataforma, a quem possa interessar. Dessa forma, o comércio é ajudado, mesmo que indiretamente, na busca por colaboradores.

Foi assim que Maurício Torres, gerente de uma rede de restaurantes em São Paulo, recebeu diversas candidaturas. O recrutador anunciou em um grupo de divulgação de vagas e teve seu post replicado no Trampolim. “Eu não conhecia a plataforma, até que pegaram uma publicação minha no grupo do Facebook e reproduziram no aplicativo. A partir disso, recebi muitos currículos e já realizei algumas entrevistas”, conta Maurício.

“Estamos aumentando a quantidade de vagas compartilhadas no app diariamente. Neste ano já foram criadas mais de 10 mil vagas de MPEs no aplicativo. Sem dúvida, a tecnologia e a colaboração são essenciais para recolocar profissionais no mercado de trabalho”, finaliza Bruno Rizzato.

O app está disponível para Android. Para empresas interessadas em cadastrar vagas, basta acessar o link e baixar o aplicativo: Link