Ciência e Tecnologia
Tribuna Hoje está entre veículos parceiros do Google Destaques
Programa firma parceria com 100 meios de comunicação no Brasil; portal alagoano está no projeto desde fevereiro de 2021
Com foco na curadoria especializada, no apoio ao jornalismo profissional e em facilitar o acesso às notícias regionais, o Google Destaques, programa de licenciamento do Google que paga aos veículos jornalísticos por conteúdo selecionado, está em expansão e atingiu em junho a marca de mais de 100 parceiros no Brasil. O portal Tribuna Hoje faz parte desse time desde fevereiro de 2021 e é o único veículo de Alagoas no programa até o momento.
O jornalista Rívison Batista, que encabeça o programa Google Destaques no Tribuna Hoje, relembra a trajetória do projeto. “A Tribuna foi procurada pelo Google em meados de outubro de 2020. Junto com o apoio da equipe do Google, toda plataforma do Google Notícias teve que ser construída do zero, uma vez que ainda não tínhamos. Em janeiro de 2021, comecei a coordenar o Google Notícias, planejando como seria a estrutura da Tribuna dentro da plataforma e isso envolveu algumas questões, como em que ordem as editorias iriam aparecer e como deveriam aparecer. Em fevereiro de 2021, começávamos a produzir os painéis do Tribuna Hoje para o Google Destaques”, disse.
Rívison Batista explica que o Google Destaques está inserido dentro da plataforma do Google Notícias, porém há um diferencial. “No Google Destaques, com a produção e edição de painéis de destaques de notícias, o jornalista tem a liberdade editorial de selecionar, no ponto de vista dele e da redação em que ele trabalha, as reportagens mais importantes do dia. Então, dessa forma, conseguimos transmitir um conteúdo de ‘maior peso’ para o público. Já o Google Notícias aparece para o usuário por escolha de algoritmos ou aparece todo o conteúdo do site de modo geral, se o usuário for no perfil do jornal na plataforma”, explica o repórter.
Rívison afirma que o trabalho no Google Destaques é diário (incluindo fins de semana e feriados), porém diz que é muito satisfatório ver o aumento de acessos no Tribuna Hoje por causa dessa plataforma e um maior engajamento do público com o conteúdo do portal.
O jornalista Lucas França também trabalha diariamente na produção do Google Destaques do Tribuna Hoje. Ele afirma que a plataforma é fundamental para se evidenciar conteúdo jornalístico. “No Google Destaques, colocamos algumas das principais notícias do dia, com o objetivo de gerar engajamento e mais público para o nosso portal. Fazer o Google Destaques tem sido uma experiência muito significante, uma vez que podemos destacar matérias locais em uma ferramenta de alcance nacional e mundial”, afirma.
O presidente da Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf), detentora das marcas Tribuna Independente, Tribuna Hoje e TV Tribuna, José Paulo Gabriel, diz que é gratificante ver a Tribuna adentrar em novas tecnologias, que só contribuem para o crescimento da cooperativa.
“Temos uma tradição muito forte no jornal impresso, porém o Google Destaques, em conjunto com nossas redes sociais, tem ajudado muito na disseminação do conteúdo da Tribuna, o que gera mais visibilidade e mais público para o jornalismo que fazemos”, afirmou Gabriel.
O diretor administrativo da Jorgraf, Flávio Peixoto, diz que “compartilhar informações, através do Google Destaques, mostra o quanto a produção de conteúdo jornalístico é fundamental para um mundo plural e democrático”.
“É um marco importante para dar mais alcance ao programa”
Andrea Fornes, diretora de Parcerias de Produtos de Notícias para a América Latina no Google, comenta sobre o crescimento do Google Destaques. “Chegar a 100 parceiros no Google Destaques é um marco importante nesse nosso esforço para dar mais alcance e capilaridade ao programa. Esperamos seguir apoiando ainda mais o desenvolvimento do jornalismo profissional no ambiente digital e a oferta de informação relevante para as pessoas”, afirma.
Com as parcerias firmadas com as empresas jornalísticas, os brasileiros agora podem ter acesso a notícias produzidas por jornais, sites, revistas e emissoras de rádio e televisão de 19 estados, além do Distrito Federal, por meio dos painéis do Destaques.
Mais de 90% dos veículos que fazem parte do Google Destaques representam noticiário local ou regional. No Brasil, é o caso de publicações como Jornal Meio Norte (PI), Diário de Canoas (RS), A Crítica (AM), A Gazeta (ES) e Tribuna Hoje (AL).
No mundo todo, mais de 1.400 publicações já fazem parte do Google Destaques, também conhecido como Google News Showcase, em países como Alemanha, Argentina, Japão, Índia e Austrália.
O Brasil foi um dos pioneiros, ao lado da Alemanha, ingressando no programa em outubro de 2020. Hoje, o Google Destaques é o maior programa de financiamento ao jornalismo no país.
O Destaques está disponível para usuários que acessam o Google Notícias pelo navegador (news.google.com.br) no desktop ou dispositivos móveis, no aplicativo do Google Notícias (iOS e Android) e no Discover (disponível nos aplicativos Google ou na tela inicial à esquerda nos dispositivos Android).
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial