Ciência e Tecnologia
Promessa de pix da Nu Bank que circula no Whatsapp é golpe
Circula nas conversas e grupos do aplicativo de mensagens, que o Nu Bank, banco digital, estaria presenteando com um pix de até R$ 75 em sua promoção de aniversário. A promessa é que o valor seria pago para quem abrisse o link e respondesse algumas perguntas. Parte da mensagem diz: "Até R$75 no pix agora! Promoção de aniversário Nu, participe agora!..."
Usando elementos visuais e termos que remetem ao banco, como nome, cor e até a logo da empresa, a mensagem tenta se passar por verdadeira para confundir e atrair pessoas para o golpe.
A prática é comum e acontece com frequência em outras situações, sempre prometendo algo muito fácil, usando o nome de uma empresa que realmente existe e com objetivo de pulverizar a mensagem através da gamificação. Esses sites podem infectar o seu dispositivo com um vírus, malwares, roubar seus dados e até te convencer a enviar dinheiro.
A plataforma Site Confiável, que ajuda consumidores a verificarem sites para evitarem golpes, identificou uma tendência nas buscas pelos links que apontam para essa falsa promoção, que usa o nome da Nu Bank. São cerca de seis sites com diferentes nomes mas que levam para o mesmo golpe.
Em nota, o Nubank, informou que "não está realizando a mencionada campanha de aniversário, que o site não é confiável e não foi criado pela empresa."
Algo que é comum nesses golpes são os domínios que não seguem os padrões de negócios do Brasil, como domínios .com.br e .com, geralmente esses sites usam extensões desconhecidas por serem baratas e permitirem um certo anonimato no ato do registro, como exemplo, as extensões: .ru, .top, .online, .app, .digital.
É comum também que esses sites sejam descartáveis, pois foram registrados há poucos dias e também não duram muito tempo pois são denunciados ou catalogados em blacklists de empresas de segurança e a partir disso os navegadores começam a emitir alertas de risco aos usuários, quando tentam acessar o site e por isso os criminosos mudam o domínio ou nome do site para continuar a prática.
Alessandro Fontes do Site Confiável ressalta que os usuários precisam sempre ficar muito atentos, pois é cada vez mais comum as tentativas de golpes através de sites falsos ou clonados e recomenda que confiem apenas nas comunicações dos canais oficiais das empresas, como redes sociais verificadas, aplicativos e sites oficiais.
E se há um tempo um antivírus atualizado já bastava para nos proteger de crimes virtuais, hoje não mais, pois muitos golpes digitais envolvem engenharia social e gatilhos mentais, então precisamos nos atualizar através de informação e tecnologias de verificação para evitarmos prejuízos. O Site Confiável por exemplo, verifica gratuitamente se um site é realmente confiável, há quanto tempo ele existe, a reputação e ainda alerta caso seja um site clonado, tentando se passar por um site popular da internet.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial