Cidades
BRK realiza limpeza periódica no Emissário Submarino
Com o auxílio de um caminhão de alta potência, equipes da concessionária retiraram mais de 350 toneladas de resíduos acumulados
A BRK realizou, durante o mês de novembro, uma importante intervenção no Emissário Submarino — sistema de disposição oceânica responsável pela destinação adequada de 80% do esgoto produzido em Maceió. Em apenas sete dias de operação, foram removidos mais de 350 toneladas de resíduos acumulados na caixa de areia, com o auxílio de um caminhão de alta potência. O trabalho, realizado periodicamente, garante a eficiência operacional do sistema e mitiga possíveis riscos de extravasamentos.
Os materiais sólidos, descartados de forma irregular nas ruas, acabam entrando na rede de esgoto por meio dos Poços de Visita (PVs), estruturas popularmente conhecidas como “bocas de lobo” ou “bueiros”. Quando chegam ao sistema, esses resíduos se acumulam, podendo sobrecarregar a estrutura e comprometer a produtividade do tratamento.
“Durante a limpeza, não foi preciso interromper o funcionamento do Emissário Submarino, o que possibilitou a continuidade de suas atividades mesmo durante a manutenção. Trata-se de um trabalho fundamental para assegurar o desempenho desse importante sistema de esgotamento sanitário”, destacou Stefany Costa, Coordenadora de Tratamento da BRK Região Metropolitana de Maceió.
O veículo utilizado, projetado para atuar em coletores de grande profundidade, possui tecnologia avançada de sucção, capaz de separar o material sólido da parte líquida do esgoto. Esse caminhão reciclador remove e transporta os resíduos, eliminando riscos de extravasamentos e obstruções nas tubulações.
A BRK investiu cerca de R$ 270 mil na operação. Os materiais removidos durante o trabalho passarão por um processo de biorremediação, que tem como objetivo descontaminar o resíduo e permitir seu reaproveitamento em outras atividades.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
4Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
5Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro




