Cidades

BRK realiza limpeza periódica no Emissário Submarino

Com o auxílio de um caminhão de alta potência, equipes da concessionária retiraram mais de 350 toneladas de resíduos acumulados

Por Assessoria 03/12/2025 19h52
BRK realiza limpeza periódica no Emissário Submarino
Em apenas sete dias de operação, foram removidos mais de 350 toneladas de resíduos acumulados na caixa de areia, com o auxílio de um caminhão de alta potência - Foto: Assessoria

A BRK realizou, durante o mês de novembro, uma importante intervenção no Emissário Submarino — sistema de disposição oceânica responsável pela destinação adequada de 80% do esgoto produzido em Maceió. Em apenas sete dias de operação, foram removidos mais de 350 toneladas de resíduos acumulados na caixa de areia, com o auxílio de um caminhão de alta potência. O trabalho, realizado periodicamente, garante a eficiência operacional do sistema e mitiga possíveis riscos de extravasamentos.

Os materiais sólidos, descartados de forma irregular nas ruas, acabam entrando na rede de esgoto por meio dos Poços de Visita (PVs), estruturas popularmente conhecidas como “bocas de lobo” ou “bueiros”. Quando chegam ao sistema, esses resíduos se acumulam, podendo sobrecarregar a estrutura e comprometer a produtividade do tratamento.

“Durante a limpeza, não foi preciso interromper o funcionamento do Emissário Submarino, o que possibilitou a continuidade de suas atividades mesmo durante a manutenção. Trata-se de um trabalho fundamental para assegurar o desempenho desse importante sistema de esgotamento sanitário”, destacou Stefany Costa, Coordenadora de Tratamento da BRK Região Metropolitana de Maceió.

O veículo utilizado, projetado para atuar em coletores de grande profundidade, possui tecnologia avançada de sucção, capaz de separar o material sólido da parte líquida do esgoto. Esse caminhão reciclador remove e transporta os resíduos, eliminando riscos de extravasamentos e obstruções nas tubulações.

A BRK investiu cerca de R$ 270 mil na operação. Os materiais removidos durante o trabalho passarão por um processo de biorremediação, que tem como objetivo descontaminar o resíduo e permitir seu reaproveitamento em outras atividades.