Cidades
Serviços de segurança, limpeza e combate a pragas seguem ativos no entorno das áreas desocupadas
Locais são monitorados 24 horas por dia; Em cinco anos foram realizadas mais de 147 mil ações para eliminar mosquitos, baratas, escorpiões e ratos

As ações de manutenção das áreas desocupadas nos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Bom Parto, Farol e regiões do entorno, como Flexais e Vila Saem seguem ativas após cinco anos de trabalho contínuo liderado pela Braskem. Desde 2020, empresas especializadas atuam diariamente para manter esses locais limpos, seguros e livres de pragas. O serviço inclui ações sistemáticas de controle de vetores e animais peçonhentos e segurança patrimonial com rondas e monitoramento 24 horas por dia, sete dias da semana.
Cuidado com as pessoas
As ações de limpeza envolvem a remoção de entulhos dos imóveis desocupados, varrição de ruas e calçadas, capinagem, desobstrução de bueiros e bocas de lobo, poda de árvores e pintura de meios-fios, de segunda a sexta-feira. Até setembro, mais de 98 mil toneladas de entulhos, resíduos urbanos, de capinagem e de poda de árvores foram retirados da região.
No combate às pragas, equipes especializadas contratadas pela Braskem seguem normas técnicas e recomendações de saúde pública com a anuência de órgãos fiscalizadores como, a Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Saúde. Todos os produtos utilizados são seguros e foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As ações seguem ciclos regulares de prevenção e controle de vetores e aplicam técnicas específicas para cada tipo de praga. Os profissionais atuam na região com o suporte de equipamentos modernos e tecnologias de ponta.
Entenda como as equipes operam:
Mosquito Aedes aegypti
Na fase de reprodução, um inseticida em pó é aplicado nas áreas onde as larvas são encontradas, técnica conhecida como polvilhamento.
Para alcançar áreas de difícil acesso e não demolidas, drones são usados para pulverizar inseticidas biológicos que eliminam as larvas sem prejudicar pessoas, animais ou plantas.
No combate ao mosquito adulto, a metodologia mais eficiente e moderna é a termonebulização, conhecida como fumacê, que espalha uma névoa fina de inseticida em ruas, praças e trechos de difícil acesso, como bueiros e galerias. Os especialistas ressaltam que o produto é seguro e orientam que a população abra portas e janelas para o combate ao mosquito. A fumaça se dissipará rapidamente.
Ratos, baratas e escorpiões
Nos trechos com proliferação de ratos, baratas e escorpiões, são realizados trabalhos de desinsetização, com pulverização de inseticida líquido e instalação de iscas para roedores em locais estratégicos, como bueiros.
Ao longo de cinco anos, mais de 147 mil ações de termonebulizações e dedetizações foram realizadas, para combater a proliferação de mosquitos, baratas, escorpiões e ratos.
Reforço na Segurança
Como parte do compromisso com a segurança e a preservação das áreas desocupadas, a Braskem mantém uma estrutura robusta de vigilância em colaboração com a segurança pública nos bairros. Uma Central de Segurança e Monitoramento, com funcionamento 24 horas por dia, todos os dias, apoia as ações de vigilância patrimonial que envolvem aproximadamente 160 vigilantes.
Drones auxiliam os trabalhos com sobrevoos nos trechos desocupados. Nas ruas e nas construções de maior porte foi instalado um sistema com aproximadamente 500 câmeras de alta resolução e 39 alarmes com sensor de movimento.
Em situações de furto, invasão ou roubo, a Polícia Militar é acionada por meio de um canal de rádio diretamente com o 4º Batalhão da PM-AL.
Mais lidas
-
1Josefa de Melo
Motociclista morre após cair sob caminhão de concreto em Maceió
-
2Memória da universidade
Do preto e branco ao colorido: acervo imagético da Ufal está disponível on-line
-
3Censo
Centenários: estado de Alagoas está envelhecendo de forma acelerada
-
4Aniversário
Judiciário prestigia cerimônia de 178 anos da Capitania dos Portos
-
5True Crime
Real ou imaginação! Quem foi Adeline na história de Ed Gein?