Cidades
Projeto 'Nise em Cores e Formas' transforma Corredor Vera Arruda em espaço de arte e diversão a partir desta quinta-feira (9)
'Nise para Crianças' faz parte do projeto cultural 'Nise em Cores e Formas', uma realização do IADEC em homenagem aos 120 anos de Nise da Silveira; ação vai promover atividades lúdicas, artísticas e educativas nos dias 9, 16, 23 e 30

O mês das crianças vai ser ainda mais colorido em Maceió. Nos dias 9, 16, 23 e 30 de outubro, o projeto cultural “Nise em Cores e Formas” realiza a ação 'Nise para Crianças' que vai ocupar o Corredor Vera Arruda, na orla de Jatiúca, com uma programação gratuita repleta de arte, brincadeiras e afeto.
Inspirado na trajetória e no legado da psiquiatra Nise da Silveira, o evento convida o público infantil e as famílias a mergulharem em um universo de imaginação e sensibilidade. Durante quatro quintas-feiras consecutivas, o espaço se transforma em um grande circuito de experiências, com cinco tendas temáticas, contação de histórias, jogos educativos e eletrônicos, pintura, atividades lúdicas e apresentações musicais e circenses, sempre das 16h às 20h. Uma das atrações da programação será a banda Cazuadinha.
A iniciativa é realizada pelo Instituto de Ação e Desenvolvimento para a Cidadania (IADEC), com emenda parlamentar do deputado Paulão, convênio com o Ministério da Cultura e apoio do Governo de Alagoas, por meio do vice-governador Ronaldo Lessa.
Entre as atividades, também ganha destaque a ação “Os Gatos de Nise”, uma feira de adoção em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e outras instituições, que faz referência ao amor da médica alagoana pelos felinos.
“Celebrar Nise é reafirmar o poder transformador da arte e o valor da empatia. Levar sua história para as crianças é uma forma de inspirar novas gerações a enxergarem o mundo com mais sensibilidade e respeito às diferenças”, afirma Vinicius Palmeira, produtor cultural e diretor geral do projeto.
Sobre o projeto
Nise em Cores e Formas é uma celebração ao legado de Nise da Silveira, que há 120 anos nasceu em Maceió e transformou para sempre a forma de compreender e tratar a saúde mental no Brasil e no mundo. O projeto une cultura e saúde mental em uma jornada que percorre diversas regiões de Alagoas, promovendo oficinas artísticas, exposições e espetáculos que difundem o pensamento humanista da médica alagoana, uma mulher que fez da arte um caminho de liberdade, cura e expressão.
O projeto começou em setembro com as Oficinas e Murais do Inconsciente, realizadas simultaneamente em dez municípios das regiões de saúde do estado. Como resultado, cada um desses municípios recebeu um mural que permanece como registro de memória. A ação envolveu usuários da Rede de Atenção Psicossocial, que produziram 200 obras inspiradas na experiência terapêutica e criativa proposta por Nise.
Essas produções darão origem às exposições “Imagens do Inconsciente", marcada para o período de 3 a 28 de novembro de 2025, em Maceió e Arapiraca, levando ao público o resultado sensível e potente dessa conexão entre arte e saúde mental.
Serviço
O que: Nise para Crianças
Quando: 9, 16, 23 e 30 de outubro de 2025
Onde: Corredor Vera Arruda – Jatiúca, Maceió
Horário: 16h às 20h
Entrada: Gratuita
Mais lidas
-
1Memória da universidade
Do preto e branco ao colorido: acervo imagético da Ufal está disponível on-line
-
2Censo
Centenários: estado de Alagoas está envelhecendo de forma acelerada
-
3Aniversário
Judiciário prestigia cerimônia de 178 anos da Capitania dos Portos
-
4True Crime
Real ou imaginação! Quem foi Adeline na história de Ed Gein?
-
5True Crime
Monstro: Ed Gein é mais perturbador que Dahmer? Veja as diferenças entre os casos