Cidades
Famílias vão à Vila Encantada para celebrar aniversários e fazer piqueniques
Requalificado, espaço atrai moradores de vários bairros e se consolida como um dos principais pontos de lazer e convívio gratuitos de Maceió

Em cima da mesa de madeira, a imagem de uma princesa adornava o bolo colorido, acompanhado de coxinhas, docinhos e refrigerantes, como pede toda boa festa de aniversário. Ao redor, a família reunida sorria, tirava selfies e entoava um animado “parabéns pra você” que ecoava entre as árvores iluminadas e brinquedos do Parque Centenário. No coração de Maceió, o espaço, decorado com elementos infantis para a Vila Encantada da Prefeitura de Maceió, virou cenário de celebrações e momentos de união e afeto.
A comemoração era de Sofia, que completou 8 anos, neste domingo (5), e aproveitou a data especial com toda a família. A mãe, Diana Tavares, conta que a ideia de celebrar na praça surgiu da própria filha. “Ela queria muito a festa, mas eu disse que no momento não dava pra fazer. Aí ela respondeu: ‘então a gente vai pra Praça Centenário!’”, lembra. “Ela pulou de alegria quando eu confirmei. Aqui tem brinquedos, ela toma banho na fonte, brinca, corre, ficou muito feliz. É maravilhoso, o parque é um ambiente muito familiar”

O pai, José Cláudio dos Santos, técnico em refrigeração, conta que a família mora no Conjunto Eustáquio Gomes e costuma vir ao parque para momentos de lazer. Ele também destaca a importância de espaços públicos bem cuidados. “A gente já tem o costume de vir pra cá. Essa revitalização foi ótima, porque antes era tudo parado, escuro. Agora está bonito e cheio de famílias.”Assim como a família de Sofia, o casal Anderson Ricardo e Daiane Kelly também escolheu o local para aproveitar o fim de semana com os filhos: João Guilherme, de 10 anos, Carlos Eduardo, de 7, e o pequeno Luiz Otávio, de apenas 1 ano e meio.
No gramado, a toalha estendida e os brinquedos espalhados mostram que o piquenique em família já virou tradição. Daiane ressalta o espaço do parque como uma alternativa de lazer acessível e inclusiva para toda a família. “Se for pro shopping, a gente gasta cinquenta reais fácil, e as crianças brincam pouco. Aqui é de graça, a gente traz lanche, conversa, descansa, e eles se divertem à vontade. É um lugar pra todo mundo”.
Moradores da Forene, parte alta de Maceió, elogiaram o trabalho de revitalização dos espaços públicos realizados pelo Prefeito JHC e também as ações da Ilumina Maceió no Parque Centenário.

"Nós chegamos cedo aqui, os meninos já tomaram banho, já lanchamos, vimos as luzes acenderem, e ainda tem muita coisa pra fazer”, diz a matriarca da família. “Essa praça ficou muito bonita com as luzes para o dia das crianças. Perto da casa da minha sogra, no bairro Benedito Bentes, também foi reformada uma praça que ficou muito bonita. Eu espero que continue [o trabalho] porque nós sempre aproveitamos. No Natal eu também desci para a Centenário, estava muito bonito”, completou Daiane.
“Viemos pra sair um pouco de casa e brincar com os meninos. Tá tudo muito bonito, muito bem cuidado”, conta Anderson, motorista e esposo de Dayane. Ele lembra como a praça era antes da revitalização: “Aqui era parado, perigoso, tinha gente usando droga, ninguém passava por aqui. Agora, todo dia tem movimento, tem família, criança brincando. Isso aqui é vida voltando”.
Com a decoração temática da Vila das Crianças, os mais de 17 mil m² do Parque Centenário foram transformados pela Prefeitura de Maceió em um verdadeiro cenário mágico do universo infantil, com cinco mil metros de pisca-pisca nas árvores, 60 ornamentos aéreos, pórticos luminosos, decorações temáticas como a área dos foguetes, casa das fadas, dos duendes, poço cenográfico, balanço gigante, gangorras coloridas e muito mais.
Mais lidas
-
1Josefa de Melo
Motociclista morre após cair sob caminhão de concreto em Maceió
-
2Memória da universidade
Do preto e branco ao colorido: acervo imagético da Ufal está disponível on-line
-
3Censo
Centenários: estado de Alagoas está envelhecendo de forma acelerada
-
4Aniversário
Judiciário prestigia cerimônia de 178 anos da Capitania dos Portos
-
5True Crime
Real ou imaginação! Quem foi Adeline na história de Ed Gein?