Cidades

Sindicato dos Gráficos de AL e toda categoria de profissionais da impressão gráfica lamenta morte de um de seus líderes, Renilton Constantino

Ex-diretor e colaborador de atividades recreativas do sindicato faleceu neste domingo aos 67 anos

Por Tribuna Hoje 05/10/2025 19h04
Sindicato dos Gráficos de AL e toda categoria de profissionais da impressão gráfica lamenta morte de um de seus líderes, Renilton Constantino
Renilton Constantino faleceu neste domingo aos 67 anos - Foto: Divulgação

O setor gráfico de Alagoas perdeu, neste domingo (5), um de seus grandes profissionais. Renilton Constantino, ex-diretor e colaborador das intensas atividades recreativas do Sindicato dos Gráficos, faleceu neste domingo aos 67 anos, vítima de complicações no sistema coronário.

Profissional de referência, Renilton ou Sereno, como era carinhosamente chamado pelos colegas, dedicou décadas de sua vida à Sergasa, hoje Imprensa Oficial (Cepal), onde atuou como impressor em todas as suas fases tecnológicas passando pelo antigo sistema gráfico à quente na função de impressor tipográfico, como também no sistema à frio na função de impressor Offset, com destaque na área de cartonagem.

O presidente do Sindicato e da Cooperativa dos Gráficos e Jornalistas de Alagoas prestou homenagem emocionada ao colega: "Renilton foi mais que um competente profissional; foi um amigo, companheiro de direção do Sindicato, e um homem de família que sempre se dedicou aos cuidados de seu velho pai, Augusto Constantino, seus filhos - Diogo, Augusto e Gabriel Constantino - e sua amada esposa, Ana. Foi também um mister de gráfico e eloquente animador das festanças culturais promovida pela Associação dos Funcionários da Ex-Sergasa. Com fino trato, foi marcador de quadrilhas juninas, animador das saudosas viagens turísticas e companheiro das belas rodas de samba juntamente com: Bira, Bemtevi, Cacareco, Jura, Tatu, Vavá, Emanuel e Roberto Rosas, Biu baixinho, Bigode... era muita alegria e muita união. O setor gráfico perdeu um grande profissional, a sociedade e os amigos perderam um grande homem e a sua família perdeu um grande pai, esposo, que colocava o legado da sua família em primeiro lugar" destacou Paulo Gabriel.