Cidades

Pinguim resgatado após encalhar no Litoral de Alagoas é transferido para Aquário na Paraíba

Por Tribuna Hoje 06/08/2025 11h39 - Atualizado em 06/08/2025 11h42
Pinguim resgatado após encalhar no Litoral de Alagoas é transferido para Aquário na Paraíba
Animal ficará sob os cuidados do aquário junto a outros da mesma espécie - Foto: Biota

Foi transferido para o Aquário de João Pessoa, na Paraíba nesta quarta-feira (6), o pinguim encontrado encalhado na Praia do Gunga, em Roteiro, no Litoral Sul de Alagoas, no dia 26 de julho.

O animal, conforme o Instituto de Conservação Biota, que foi responsável pelo resgate é da espécie pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus). Agora, o animal ficará sob os cuidados do aquário junto a outros da mesma espécie.

A transferência foi coordenada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e contou com o apoio do Instituto Biota de Conservação.

Hoje, o instituto divulgou um vídeo da última alimentação do pinguim antes de embarcar para a Paraíba. Ele foi encontrado debilitado na faixa de areia da praia e após o resgate a equipe do Biota realizou o tratamento e a reabilitação do animal Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM), onde permaneceu em observação clínica até estar apto para a transferência.

Um outro animal da mesma espécie já havia sido encontrado na Praia de Riacho Doce, mas neste caso já em óbito. Ele também foi recolhido e levado ao CRAM, onde passou por necropsia para investigação da causa da morte.