Cidades
Projeto Renda-se divulga lista de selecionados e reúne participantes da edição 2025

O Renda-se Moda Festival 2025 promove evento de abertura destinado a apoiadores, equipe, convidados, estudantes e estilistas selecionados. O encontro acontecerá neste sábado, dia 24 de maio a partir das 9h, na Sala Invertida 3, do CESMAC (Rua Cônego Machado, 1043 – Farol).
Entre os parceiros que confirmaram presença estão os representantes da Setur, Magazine São Paulo e CESMAC. Na lista de convidados constam representantes do SENAC, SENAI, SindVest e Parque Shopping.
Realizado anualmente desde 2020, o Renda-se é uma iniciativa que valoriza o fazer manual, especialmente o filé e outras expressões do artesanato alagoano, conectando saberes ancestrais a novos olhares criativos.
Em sua 5ª edição, o projeto reforça seu papel como plataforma de visibilidade e crescimento para estilistas, artesãos, artistas e criadores da cadeia da moda e da economia criativa.
Mais do que um evento, o Renda-se é um movimento que impulsiona a geração de renda, promove o empreendedorismo cultural e posiciona Alagoas no cenário nacional da moda como referência de inovação com identidade.
Diverso, inclusivo e democrático, o projeto é patrocinado pelo Magazine Luiza (Magalu), via Lei de Incentivo à Cultura. Fazem pare da equipe liderada por Fábio Elias (representante do Magalu), a estilista e jornalista Alina Amaral (produtora executiva), o estilista Fernando Perdigão (diretor criativo), o arquiteto Rodrigo Ambrósio (diretor de criação), a maquiadora Emmanuelle Cardoso e os fotógrafos Carlos Davi e Rafael Santana.

Este ano o Renda-se Moda Festival fará uma homenagem especial a estilista Zuzu Angel e a Elke Maravilha. Na passarela 90 modelos (entre profissionais e convidados) darão vida às criações dos selecionados em edital (14 profissionais e 8 estudantes de moda). Após o desfile, os looks permanecerão em exposição durante um mês em local a ser definido.
Os nomes dos selecionados 2025 são os seguintes:
Estudantes: Marislsyne Barbosa, Rafael Neto, Lays Trindade, Laise Cordeiro, Ângela Auad, Tobias Barros, Lucila Douca e Felipe Tales
Estilistas: Milena Mayra, Fernando Marinheiro, Gabryella Azevedo, Jonhson Cavalcanti, Alcidean Prado, Florise Lima, Alda Gomes, Vanessa Batista, Beatriz Jackelyne, Alano Rocha, Giulio Marques, Felipe Linsanto, Jadson Lima e Marciano.
AVALIAÇÃO DE QUEM FAZ ACONTECER
Nas palavras de Fábio Elias: “Esses cinco anos de projeto representam um reposicionamento da moda em Alagoas, unindo raízes locais a valores globais como sustentabilidade e identidade cultural. Fortalecemos comunidades artesãs, revelamos talentos e mudamos a forma de pensar e fazer moda no estado. Hoje, Alagoas não apenas produz moda — ela inspira, transforma e valoriza quem faz parte dessa rede criativa. “
Alina Amaral ressalta: “Este ano teremos um olhar além aos criativos, o Renda-se oferecerá capacitações e um acompanhamento além evento. Seguimos com o propósito de transformar nosso celeiro criativo em identidade e mercado.”
Rodrigo Ambrósio comenta: “O Renda-se é um farol criativo que atrai criativos e por isso não pode mais se apagar. Na prática, valoriza o feito à mão alagoano e toda cadeia produtiva da moda.
Fernando Perdigão conclui: “Quando fui convidado para participar do Renda-se, quase não aceitei por achar que seria mais um. Logo vi a complexidade do projeto, que cuida de todo processo de criação e execução, arcando com todos os custos para que novos estilistas executem as suas ideias num grande evento de moda.
Movimenta desde costureiras a maquinações. Leva o filé para a moda criativa desses novos criadores valorizando o file e outras culturas do feito à mão. Dá uma visibilidade imensa para a cultura artesanal. E a cada ano tenta inovar e se ajustar ao padrão de moda nacional.”
Mais lidas
-
1Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
2Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
3Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
4Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia