Cidades

Advogado João Neto tem registro suspenso pela OAB da Bahia após denúncia de agressão

Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL) divulgou nota, onde afirma que o jurista também fica impedido de atuar em Alagoas

Por Tribuna Hoje com Agências 13/05/2025 18h48 - Atualizado em 13/05/2025 21h28
Advogado João Neto tem registro suspenso pela OAB da Bahia após denúncia de agressão
Imagens do circuito interno do prédio mostram o momento em que o advogado João Neto tenta estancar o sangue no pescoço da companheira - Foto: Reprodução

O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Bahia (OAB/BA) determinou a suspensão do registro profissional de João Neto, conforme consulta ao Cadastro Nacional de Advogados (CNA). Com a medida, o advogado também fica impedido de atuar no estado de Alagoas, onde possui inscrição suplementar.

A decisão ocorre após a divulgação de um vídeo em que Neto aparece agredindo sua então companheira. As imagens, registradas por uma câmera de segurança, mostram a vítima com ferimentos visíveis no hall do prédio enquanto Neto pressiona um pano contra o sangramento. Em seguida, a mulher desaba no chão. O vídeo ainda exibe o advogado pedindo que outra pessoa limpasse o sangue da cena.

Segundo informações da polícia, a agressão aconteceu dentro do apartamento do casal, em abril deste ano. Após a denúncia, Neto foi preso em Maceió no dia 14 do mesmo mês. Além da atuação na advocacia, ele também é ex-policial militar e acumula uma expressiva presença nas redes sociais, com mais de 2 milhões de seguidores.

A OAB/AL reforçou que a suspensão do registro impede Neto de exercer a profissão no estado e destacou o compromisso da entidade com a ética e a conduta adequada dos seus membros. A investigação sobre o caso segue em andamento.

Confira a nota da OAB/AL na íntegra:

"NOTA

O advogado João Neto teve o registro na OAB/BA suspenso pelo Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da referida seccional, conforme consulta ao Cadastro Nacional de Advogados (CNA).

Com a referida suspensão, o advogado fica impedido de exercer a profissão também em Alagoas, onde tem inscrição suplementar."