Cidades
Prefeitura de Maceió lança projeto para remoção de fios obsoletos dos postes
Ações demonstrativas tiveram resultados exitosos e projeto ganhou continuidade; objetivo é garantir mais segurança e promover ganhos estéticos à capital alagoana

A fiação solta e desordenada nos postes de Maceió está com os dias contados. Após duas ações demonstrativas de grande sucesso no Centro e na Pajuçara, a Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) dá início à execução contínua do projeto Rede Limpa, que tem como objetivo remover cabeamentos de telecomunicações inativos dos postes da cidade — promovendo segurança, organização e beleza para todos que vivem e visitam a capital.
A primeira etapa permanente do projeto começou nessa segunda-feira (12), na Avenida Doutor Antônio Gouveia, na orla da Pajuçara, e seguirá ao longo da costa até o bairro de Jacarecica. A previsão é que essa fase seja concluída em até oito meses, transformando a paisagem e garantindo segurança a todos que frequentam os principais cartões-postais de Maceió.
O acúmulo de cabos obsoletos nos postes representa riscos reais: curtos-circuitos, interferências na rede elétrica e até quedas que podem provocar acidentes graves. O Rede Limpa vem justamente para prevenir esses perigos, além de reduzir a poluição visual e contribuir com uma estética urbana mais leve, segura e valorizada.
Só nas primeiras ações demonstrativas, a Ilumina já retirou 3,5 toneladas de fios inativos de um trecho da Avenida Doutor Antônio Gouveia (Pajuçara) e 1,5 tonelada de cabeamentos em apenas 200 metros na Rua do Sol, no Centro.
O projeto é realizado em parceria com a Associação de Provedores do Estado de Alagoas (Aspeal), especialista em redes de telecomunicação. Juntos, os técnicos realizam uma inspeção minuciosa para identificar cabos sem utilidade, assegurando que a remoção não afete os serviços ativos de internet em residências, empresas ou órgãos públicos. Além da retirada dos materiais em desuso, a Ilumina realiza o ordenamento dos fios remanescentes.
O trabalho conta ainda com o apoio fundamental de órgãos como o Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) e a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), garantindo que as ações ocorram de forma ágil, coordenada e com o menor impacto possível no dia a dia da população.
“Maceió é uma das cidades mais lindas e visitadas do Brasil. Com o Rede Limpa, além de reforçar a segurança, nós ampliamos a beleza urbana de forma pioneira. Essa é uma intervenção que deixa marcas duradouras no visual e na qualidade de vida da nossa capital”, destaca Gutemberg de Melo, diretor-presidente da Ilumina.
Mais lidas
-
1Superação e resistência
A impressionante história real por trás do filme Perdido na Montanha
-
2Regras rigorosas
Lei obriga uso de focinheira e guia curta para cães de raças agressivas em AL
-
3Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
4Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
5Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos