Cidades
No Dia do Trabalhador, Alagoas reforça apoio jurídico e psicossocial gratuito aos trabalhadores
Serviços do Núcleo de Atendimento ao Trabalhador são oferecidos na Casa de Direitos, em Maceió

Neste 1º de Maio, Dia do Trabalhador, o Governo de Alagoas reforça seu compromisso com a defesa dos direitos trabalhistas e o fortalecimento da dignidade no ambiente de trabalho. Por meio do Núcleo de Atendimento ao Trabalhador (NAT), o Estado disponibiliza uma série de serviços gratuitos voltados à orientação e apoio jurídico e psicossocial.
Coordenado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), o NAT funciona na Casa de Direitos de Maceió, localizada no Mirante do Jacintinho. O serviço é acessível, não exige agendamento prévio e oferece um atendimento humanizado, com foco na proteção dos direitos e da dignidade do trabalhador alagoano.
A coordenadora do núcleo, advogada Taylane Nascimento, explica que o NAT foi criado para descomplicar o acesso à informação e à Justiça. “O Núcleo é uma ferramenta prática de apoio ao cidadão. Realizamos atendimentos relacionados a orientação jurídica, seguro-desemprego, contagem de tempo de contribuição, emissão da Carteira de Trabalho Digital, entre outros serviços fundamentais”, afirma.

Segundo Taylane, as garantias asseguradas pela Constituição Federal e pela legislação trabalhista têm impacto direto na qualidade de vida da população. “Proteger o trabalhador é garantir relações mais justas, segurança no emprego e amparo contra abusos”, destaca.
Além dos atendimentos individuais, o NAT também atua na promoção do acesso à Justiça e à cidadania. “Por meio da Seprev e da Casa de Direitos, o Estado garante que cada trabalhador conheça e exerça seus direitos. Isso é promover justiça social”, completa a coordenadora.
O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, reforça o papel da gestão estadual na defesa do trabalhador. “O poder público tem a responsabilidade de assegurar que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e efetivados. A Seprev está presente para amparar, informar e fortalecer os cidadãos que constroem diariamente o nosso estado”, afirmou.
Serviço
O atendimento do Núcleo de Atendimento ao Trabalhador é gratuito e aberto ao público. Ele funciona na Casa de Direitos de Maceió, localizada no Mirante do Jacintinho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (82) 3315-8210.
Mais lidas
-
1Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
2Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
3Susto
Avião com destino a Maceió faz pouso de emergência em Brasília
-
4Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos
-
5Invencível amor!
Quando Diná se apaixona por Otávio Jordão em 'A Viagem'?