Cidades

DNIT vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal

Medida será temporária e quem foi multado deve recorrer administrativamente dentro do prazo estabelecido na notificação

Por Simoneide Araújo / Ascom Ufal 23/04/2025 19h19 - Atualizado em 24/04/2025 00h27
DNIT vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Reunião da gestão central da Ufal com técnicos do DNIT - Foto: Ascom Ufal

Após diversas reclamações de servidores e estudantes da Universidade Federal de Alagoas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Alagoas (DNIT/AL) anunciou que vai desligar temporariamente o equipamento de fiscalização eletrônica instalado na faixa de acesso ao Campus A.C. Simões, em Maceió. A decisão foi tomada na terça-feira (22), após reunião da equipe técnica do órgão com o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, representantes da administração central e o deputado federal Paulo Fernandes do Santos, o Paulão.

A gestão da Ufal solicitou reunião com o DNIT após receber diversos relatos de estudantes, servidores e colaboradores. Todos consideram a aplicação das multas indevida, porque antes a faixa tinha acesso livre à direita, ou seja, para entrada do campus.

De acordo com a gestão da Ufal, o número elevado de autuações, algumas delas reincidentes, chamou a atenção não apenas pelos valores das penalidades, mas também pelas implicações na pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos condutores, que pode levar à suspensão do direito de dirigir. As multas, segundo os gestores da Universidade, foram emitidas sem que houvesse qualquer tipo de campanha educativa prévia ou alteração na sinalização do local.

Durante a reunião com o superintendente regional do DNIT, André Paes Cerqueira de França, ficou acordado o desligamento temporário do radar e a realização de um estudo técnico em conjunto com a Pró-reitoria de Infraestrutura (Prinfra) da Ufal para analisar a situação e propor possíveis alterações no acesso ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) e ao Campus A.C. Simões.

O DNIT também informou que encaminhará o caso à gestão nacional do órgão para avaliar a possibilidade de revogação das multas já aplicadas. Segundo André França, essa é uma medida que não pode ser tomada diretamente pela equipe local.

Diante da situação ainda pendente de análises e estudos técnicos, a gestão da Universidade recomenda que todos os motoristas multados verifiquem sua situação no portal de multas do DNIT e, se for o caso, apresentem recurso administrativo dentro do prazo estabelecido na notificação.

Além do reitor Tonholo e do deputado Paulão, também participaram da reunião o pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Wellington Pereira, o diretor administrativo do HU, professor Anderson Dantas, o presidente da Fundepes, professor Edson de Souza Bento, e o diretor da Edufal, professor Eraldo Ferraz.