Cidades

Semarh monitora rios de Pernambuco após temporal em Maceió

Por Tribuna Hoje com agências 05/02/2025 12h44
Semarh monitora rios de Pernambuco após temporal em Maceió
Superintendente de Prevenção em Desastres Naturais, Fernanda Liz - Foto: Ascom Semarh

Recentemente, a preocupação com o transbordamento dos rios em Pernambuco tem sido um tema recorrente, especialmente em meio às intensas chuvas que afetam a capital alagoana, Maceió, nesta quarta-feira (05). Muitos se perguntam sobre a situação dos rios locais e se há risco de transbordamento.

De acordo com a meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh-AL), Fernanda Liz, os principais rios que cortam Alagoas têm suas nascentes em Pernambuco, e a situação está sendo monitorada de perto. 

"Apesar de o sistema de chuvas ter atingido primeiro Pernambuco, os rios em Recife permanecem dentro da calha de normalidade, sem riscos iminentes de transbordamento", disse.

"Atualmente, os rios estão um pouco mais secos, o que é um fator positivo, já que, mesmo com a intensidade das chuvas, eles não ultrapassaram seus limites normais", ressaltou a meteorologista. 

As autoridades afirmam que, caso a situação mude e riscos sejam identificados, um alerta hidrológico será emitido para informar a população. "Entendemos que a população fique ansiosa e apreensiva, buscando informações sobre o que pode acontecer. Mas as autoridades estão comprometidas em manter a transparência e a comunicação, garantindo que todos estejam cientes da situação", destacou Liz.