Cidades

Seca: 28 cidades estão em situação de emergência

Decretos reconhecidos pela União tem validade até maio de 2025; população atingida é atendida pela Operação Carro-Pipa

Por Valdete Calheiros - Colaboradora / Tribuna Independente 10/12/2024 09h56 - Atualizado em 10/12/2024 13h56
Seca: 28 cidades estão em situação de emergência
Municípios alagoanos em situação de emergência estão sendo atendidos pelaOperação Carro-Pipa - Foto: Divulgação

Alagoas está com 28 municípios com decreto de estado de emergência reconhecidos pela União, em decorrência da prolongada estiagem. Todos os decretos têm validade até pelo menos maio do ano que vem.

Estão em situação de emergência as cidades de Água Branca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiro, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palmeira dos Índios, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Traipu.

Os dados são do relatório do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – Sinpdec. O reconhecimento da situação de emergência parte do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Em alguns decretos a vigência termina em fevereiro. É o caso do município de Pão de Açúcar, cujo decreto vigente vale até o dia 11. No dia seguinte, o documento perde a validade em Poço das Trincheiras. Nos municípios de Canapi, Carneiros e Ouro Branco, o documento da União vale até o dia 15. No dia seguinte, o decreto acaba em Santana do Ipanema. E no dia 22, termina em Jacaré dos Homens.

No dia 3 de março, o decreto termina em Minador do Negrão e Piranhas. No dia 5 em Mata Grande. No dia 8 em Jaramataia e São José da Tapera. No dia 9 em Água Branca e Traipu. No dia 10 em Inhapi. No dia 11 em Dois Riachos. No dia 16 em Olho D’Água das Flores e Pariconha. No dia 19 em Olivença. No dia 22 em Cacimbinhas. No dia 29 em Batalha. No dia 30 em Monteirópolis e Palmeira dos índios. No dia 31 em Belo Monte.

Em abril, dia 20 o decreto de emergência acaba em Craíbas. No dia 22 em Major Isidoro e no dia 29 em Delmiro Gouveia. Em maio, no dia 10, a situação de emergência reconhecida pelo governo federal termina em Estrela de Alagoas.

A Defesa Civil de Alagoas fez questão de afirmar que o Governo do Estado lançou, nos últimos anos, o Programa Mais Água, onde foram perfurados mais de 800 poços em todo território estadual com a marca de aproximadamente 120 mil famílias beneficiadas.
Situação de Emergência – Os municípios que têm a situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional podem solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atender a população afetada no restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

O reconhecimento da situação de emergência deve ser solicitado pelo governador ou prefeito. O pedido é feito no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Após análise das informações, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados.

Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União. Em caso de necessidade, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil poderá reconhecer sumariamente a situação de emergência.

Graças ao reconhecimento federal aspopulações afestadas serão atendidas pela Operação Carro-Pipa.