Cidades

Mães de crianças com microcefalia protestam na Fernandes Lima por assistência adequada

Por Tribuna Hoje com agências 19/11/2024 12h43 - Atualizado em 19/11/2024 19h33
Mães de crianças com microcefalia protestam na Fernandes Lima por assistência adequada
Manifestação aconteceu em frente ao Cepa - Foto: Reprodução

Um grupo de mães de crianças com microcefalia fecharam um trecho da Avenida Fernandes Lima, em Maceió, na manhã desta terça-feira (19), em frente ao Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), cobrando assistência adequada aos menores.

No protesto, as famílias solicitam que o Congresso Nacional realize a conclusão da análise do projeto de lei 6064/2023, de autoria da senadora Mara Gabrili (PSD-SP), que prevê indenização e pensão vitalícia para pessoas com deficiência decorrente da infecção do zika vírus.

A Câmara dos Deputados já aprovou o projeto que também já passou pelo Senado, porém, o texto original teve algumas modificações pelos senadores e por isso deve ser reavaliado pelos deputados federais antes de ser enviado ao presidente.

A manifestação foi organizada pela Associação das Famílias de Anjos do Estado de Alagoas (Afaeal).

A Afaeal representa mais de 400 mães, pais e outros responsáveis por crianças com microcefalia no estado.

De acordo com Alessandra Hora dos Santos, o protesto é para cobrar melhor assistência ao Estado e ao Município na atenção à saúde dessas crianças. “Queremos maior amparo, pois estamos sem estrutura, sem dinheiro e sem regulação dos exames. E as nossas crianças estão morrendo por falta de atendimento em Alagoas’’.