Cidades

Defensoria, Município de Maceió, BRK e líderes comunitários discutem melhorias urbanísticas na Grota do Arroz

Em vistoria realizada no final do último mês de outubro, a Instituição identificou diversas irregularidades, como a falta de contenção de um barranco próximo à quadra poliesportiva

Por Assessoria 12/11/2024 11h22
Defensoria, Município de Maceió, BRK e líderes comunitários discutem melhorias urbanísticas na Grota do Arroz
Defensoria Pública - Foto: Ascom Defensoria Pública de Alagoas

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) se reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Maceió (SEMINFRA), da Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana de Maceió (ALURB), da BRK Ambiental e com o líder comunitário da Grota do Arroz. A reunião, ocorrida na última semana, no Núcleo de Proteção Coletiva (NPC) da Defensoria Pública, localizado no bairro da Gruta, teve como pauta as obras de infraestrutura urbana necessárias para melhorar a qualidade de vida dos moradores da comunidade. A condução do encontro foi realizada pelo defensor público Marcelo Barbosa Arantes.

No último dia 31 de outubro, a Defensoria Pública visitou a Grota do Arroz para averiguar as condições do local e conferir o andamento das obras municipais na região. Durante a visita, foram identificadas diversas necessidades, como a contenção de um barranco próximo à quadra poliesportiva, a limpeza e reparo de canaletas de escoamento de águas pluviais, serviços de drenagem e roçagem, pavimentação de vias, disponibilização de um novo ponto para descarte de lixo e reparo de galerias.

Durante o encontro, a SEMINFRA informou que já pavimentou algumas ruas na parte alta da comunidade e está calçando uma das vias principais de acesso à grota. A secretaria se comprometeu a dar continuidade às obras em andamento e iniciar os trâmites necessários para outros serviços a partir desta segunda-feira, 11. A ALURB comunicou que os trabalhos de limpeza e roçagem já foram iniciados e, em parceria com a liderança comunitária, irá estudar a implementação de um ponto adequado para o descarte de lixo.

O defensor público Marcelo Arantes destacou que a região, próxima à Avenida Josefa de Melo e vizinha a um shopping, está passando por um intenso processo de urbanização.

“Estão sendo rapidamente construídos hospitais, clínicas, condomínios residenciais, empresas, entre outros empreendimentos. Nesse contexto, a Grota do Arroz está se transformando em uma ‘ilha’. A Defensoria, a pedido dos moradores, busca garantir condições dignas de moradia, principalmente no que se refere ao acesso à comunidade, ao escoamento das águas pluviais e ao descarte seguro do lixo, que atualmente é feito de forma irregular ao lado da quadra de esportes, colocando em risco as crianças que utilizam o espaço”, destacou.