Cidades

Judiciário de Alagoas inicia Semana da Conciliação com mais de 4.000 audiências pautadas

Nos Cejuscs, estão previstas 2.000 audiências; força-tarefa segue até sexta-feira (8), em todo o país

Por TJ/AL 05/11/2024 10h45
Judiciário de Alagoas inicia Semana da Conciliação com mais de 4.000 audiências pautadas
Em Alagoas, mais de 4.000 audiências foram pautadas. Só nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs) estão previstas 2.000. Nos Juizados, aproximadamente 1.000 - Foto: Arte/TJ-AL

A Semana Nacional da Conciliação teve início nesta segunda (4) e segue até sexta-feira (8), em todo o país. Em Alagoas, mais de 4.000 audiências foram pautadas. Só nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs) estão previstas 2.000. Nos Juizados, aproximadamente 1.000.

"A conciliação é a melhor solução para os conflitos. A controvérsia fica melhor resolvida com o acordo entre as partes", disse o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Orlando Rocha Filho, que visitou Juizados da capital nesta segunda (4) para acompanhar o mutirão.

O juiz Sérgio Carvalho, do 3º Juizado Cível da Capital, que funciona no Maceió Shopping, explicou que a unidade pautou 150 audiências na semana, sendo 30 por dia. "As principais demandas envolvem direito do consumidor. O objetivo com a conciliação é agilizar o processo".

A juíza Maria Verônica Correia, titular do 1º Juizado, que também funciona no Maceió Shopping, reforçou a importância de as partes chegarem nas audiências com espírito conciliatório. "Um cede, o outro cede, eles se ajustam e se resolvem. É importante que as partes conciliem, sobretudo porque um processo conciliado é uma célula pacificada. Cada vez que a gente concilia, a gente pacifica".

Em Alagoas, a Semana Nacional da Conciliação é coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

Cejucs

As audiências nos Cejuscs acontecem das 8h às 12h e das 14h às 18h. Confira os locais:

Maceió

Cejusc Pré-processual e Cejusc Processual, no Fórum do Barro Duro;

Centro de Práticas Jurídicas – CPJ do Centro Universitário de Maceió – UNIMA/ AFYA, em Cruz das Almas;

Cejusc da Casa de Direitos, na Praça do Mirante, Condomínio Bela Vista, no Jacintinho;

Cejusc Maceió Shopping, em Mangabeiras.

Arapiraca

Cejusc Regional de Arapiraca, na Rodoviária;

Cejusc Cesmac, no bairro Ouro Preto

Cejusc da Casa de Direitos, no Alto do Cruzeiro

Quem quiser resolver um conflito antes de ingressar com um processo judicial pode procurar qualquer Cejusc Pré-processual. Confira aqui a relação.